Pré-carregamento

Minimalismo é o novo copo Stanley

Minimalismo é o novo copo Stanley

Recentemente viajando pelo Instagram, me deparei com um vídeo que falava sobre o minimalismo e acho que esse texto até serve como um complemento do artigo que escrevi há dois anos.

São menos de 5 minutos de leitura, clica aqui para ler.

Prezar pelo essencial

No início dos anos 1960, surgiu um movimento pela simplificação da vida – o minimalismo. 

De modo geral, esse movimento prezava pelo corte do excesso e focava apenas no essencial. 

Embora o minimalismo não seja uma abordagem de massa, ele é funcional para todos, ou seja, as pessoas podem adotar o minimalismo de diferentes maneiras, conforme a sua necessidade ou preferência.

O radical, onde a pessoa se livra de suas posses, por exemplo, ou quem busca o equilíbrio com a sua vida como ela é.

Prático e funcional

Mas não vamos entrar nessa questão, porque a gente sabe falar é de design. E o design tem muito a ver com minimalismo.

Falar disso é autocrítica e contradição a mim mesmo, porque veja bem… esse é o plano de fundo do meu telefone:

Minimalismo é o novo copo Stanley

Fundo claro, limpo, detalhes em cinza e preto.  

Bonito? Minimalista. 

Funcional? 100%.

Mas não é só a função que importa, e nós nos conectamos de algum modo com as coisas visuais.

Quem nunca viajou para qualquer lugar desse mundo e tirou foto de igreja ou prédio histórico? 

Eles são ricos em detalhes e a gente busca isso em uma foto perfeita. Mostrar no detalhe. 

Enquanto isso, um super prédio, de construção moderna, abraçado por uma pele de vidro, quadrado e funcional passa despercebido.

Por quê? Nenhum detalhe visual nos agrada, ele é simplesmente normal.

No design, aprendemos que o menos é mais. Eu mesmo sempre espalhei isso, o ponto é que o menos está ficando cada vez menos e sem personalidade:

Minimalismo é o novo copo Stanley

Eliminar detalhes virou moda;

Eliminar as cores virou moda;

Sim, o minimalismo traz na sua essência um design sem ornamentos, com formas mínimas focadas no essencial e funcional… mas nunca sem personalidade.

O que vem acontecendo em rebranding, por exemplo, é justamente isso: Como vamos fazer? Eliminar todos os detalhes do logo. 

E aí, parceiro, o design parece estar caminhando para a simplificação absoluta e corte total dos detalhes.

Certo? Não se sabe. 

Nunca é possível agradar a todos e praticamente toda peça de design cai no crivo pessoal do tomador de decisão.

Enfim, o lugar-comum está cada vez mais vivo.

Vamos fazer um… Layout com Helvética?
Postou 23 julho 2024

Vamos fazer um… Layout com Helvética?

Antes de mais nada e a troco de nada, vou revelar a idade da minha mãe. Sim, lá atrás, em 1957, enquanto nascia minha mãe… nascia também aquela que viria ser a tipografia mais famosa do mundo (será?). Senhoras e senhores: Neue Haas Grotesk. Digo, Helvética. Helvética, na verdade,...

LEIA MAIS
Três segundos e o produto dos seus sonhos
Postou 25 junho 2024

Três segundos e o produto dos seus sonhos

Quem frequenta o TikTok já deve ter visto um vídeo ao menos de uma empresa chinesa vendendo todo tipo de bugiganga. Eles fazem parecer que um pequeno apartamento vira uma cápsula de nave espacial de 2340. E o melhor: ainda vem com historinha! @minigoods5 #minigoods #fyp #yiwuminigoods...

LEIA MAIS
Fique por dentro!
Receba nossas últimas novidades por email.
Fique por dentro!
Receba nossas últimas novidades por email.
Você está inscrito!
Obrigado.
Obrigado.
Você está inscrito!
Envie isso para um amigo