Pré-carregamento

Tem 5 minutinhos?

Tem 5 minutinhos?

A importância de investir na gestão do seu tempo.

O que é, o que é?

Não tem pés, nem patas e ainda assim passa correndo sem parar.

Uns dizem que voa, mas não tem asas.

Todos temos e, não importa quão rico ou pobre, não pode ser vendido ou comprado.

E que, por incrível que pareça, só damos valor à medida que vai chegando ao fim?

Pergunte o valor do tempo a alguém com filhos pequenos, alguém com uma enfermidade, ou ainda, alguém que torce apaixonadamente para o time que está perdendo.

Tem 5 minutinhos?
Às vezes, 4 minutos podem parecer uma eternidade…

Eu acredito que um dos bens mais preciosos que possuímos (e que mais subestimamos) é, sim, o nosso tempo. Quanto antes entendermos seu valor, mais cedo podemos aproveitá-lo de maneira inteligente.

Todos precisamos trabalhar, curtir com a família e amigos e traçar objetivos que nos ajudem a aproveitar ao máximo o tempo que temos nesse plano.

Mas então por que desperdiçamos tanto do mesmo?

A gestão eficiente do nosso tempo parece ser uma excelente maneira de lutarmos contra muitos dos males que nos afligem: ansiedade, falta de sono, falta de atividade física, comer corretamente, ser um pai/mãe presente, um filho grato, um profissional de destaque ou alguém que contribua para a sociedade de maneira relevante.

Garanto que o sono vem fácil no dia em que a pauta do trabalho estiver cumprida e a do dia seguinte organizada. No dia em que acordar cedo, tomar um café da manhã preparado com calma, brincar com seu filho e levar o mesmo para a escola na hora, independente do trânsito. Conseguir ir para academia/correr/treinar, almoçar uma refeição equilibrada preparada por você mesmo. Os boletos programados para pagamento e saldo positivo na conta. E, à noite, após as crianças estarem dormindo, tomar uma taça de vinho harmonizando com aquele prato de ingredientes frescos comprados com antecedência.

É impossível né?

É…

… maaaas conseguir fazer o planejamento para que cada uma dessas etapas seja alcançada, independentemente, dia após dia, pode ajudar a lidar com o caos do incerto e do acúmulo de tarefas que enfrentamos diariamente.

Uma boa gestão do tempo permite que você se concentre em tarefas importantes, conclua-as com mais rapidez e libere tempo para imprevistos ou outros projetos.

Além disso, quando você sabe exatamente o que precisa fazer e quando precisa fazer, é menos provável que se sinta sobrecarregado e estressado.

Sem contar que ajuda no equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Conseguindo separar um tempo adequado para o trabalho e ainda assim ter tempo para atividades de lazer e relaxamento.

Mas como gerenciar o tempo de forma eficiente?

1. Defina as prioridades

Tem 5 minutinhos?

Para maximizar a eficiência, é importante priorizar as tarefas em ordem de importância. Isso significa identificar as tarefas mais importantes e garantir que elas sejam realizadas primeiro. Isso pode ser feito usando uma matriz de priorização, onde as tarefas são categorizadas em ordem de importância e urgência.

2. Estabeleça metas

Tem 5 minutinhos?

Estabelecer metas claras é fundamental para manter o foco e a motivação. Ao definir objetivos, você pode se concentrar nas atividades que são mais importantes para alcançá-los.

3. Planeje

Tem 5 minutinhos?

Planejar o tempo é uma parte fundamental da gestão de tempo. Ao criar um cronograma detalhado para cada dia, semana ou mês, você pode garantir que todas as tarefas sejam realizadas dentro do prazo.

4. Imprevistos acontecem

Tem 5 minutinhos?

Durante o dia de trabalho, o telefone irá tocar, o Whats não dará folga e os e-mails vão atolar na caixa de entrada.

Então, faça uma gestão de tempo eficiente antecipando espaços entre os agendamentos e projetos para que você consiga focar quando chegar a hora para tal.

5. Elimine distrações

Tem 5 minutinhos?

As distrações são uma das principais causas de perda de tempo. É importante identificar e eliminar as distrações que podem impedir o foco e a produtividade. Isso pode incluir colocar o telefone no “não perturbe”, limitar o uso de mídias sociais e evitar conversas desnecessárias durante o horário de trabalho.

6. Use ferramentas de gestão de tempo

Tem 5 minutinhos?

Existem várias ferramentas de gestão de tempo disponíveis que podem ajudar a melhorar a eficiência e a produtividade. 

Aqui estão algumas:

Trello: O Trello é uma ferramenta de gerenciamento de projetos que ajuda a organizar tarefas e prazos em um quadro visual. Ele permite que você crie listas de tarefas, adicione datas de vencimento e atribua tarefas a membros da equipe.

Google Calendar: O Google Calendar é uma ferramenta de gerenciamento de tempo e agendamento que ajuda a manter o controle dos compromissos e prazos. Você pode configurar lembretes, compartilhar calendários com outras pessoas e integrá-lo com outras ferramentas de produtividade.

Pomodoro Timer: O Pomodoro Timer é uma técnica de gerenciamento de tempo que usa um temporizador para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, seguidos por breves intervalos de descanso. Há vários aplicativos e extensões para Pomodoro Timer disponíveis que ajudam a manter o foco e a produtividade.

RescueTime: O RescueTime é um aplicativo que monitora o tempo gasto em diferentes atividades. Ele fornece relatórios detalhados sobre como você está gastando seu tempo, para que você possa identificar onde está perdendo tempo e fazer ajustes.

Focus@Will: Focus@Will é um aplicativo de música projetado para aumentar o foco e a produtividade. Ele usa algoritmos de neurociência para selecionar músicas que ajudam a diminuir a distração e aumentar o foco.

Miro: Miro é uma plataforma que inclui uma ampla variedade de ferramentas, como quadros brancos digitais, diagramas, modelos e fluxogramas, permitindo que equipes visualizem e organizem suas ideias e projetos em um único lugar. Os membros da equipe podem trabalhar juntos em tempo real, comentar, criar notas adesivas e votar em ideias.

Evernote: O Evernote é um aplicativo de anotações que ajuda a capturar ideias e informações importantes em um só lugar. Ele também tem recursos de organização, como etiquetas e cadernos, que permitem que você encontre facilmente informações importantes quando precisar delas.

Enfim, eu posso afirmar, de camarote, que gestão de tempo é um dos maiores desafios na vida de uma pessoa.

São muitos fatores que estão em jogo e, para cada realidade existe uma técnica mais adequada que pode auxiliar.

Independente do método que você escolher, a exigência é só uma: disciplina.

É aí que mora o segredo.

Método, planejamento e ferramentas de nada servem se você não se submeter a uma rotina de disciplina para que possa aproveitar o seu tempo da melhor maneira possível.

Afinal, a única coisa mais velha que o tempo (e a razão pela qual precisamos fazer sua gestão eficiente) é o nosso futuro.

As melhores campanhas de Dia das Mães para você se inspirar!
Postou 6 maio 2024

As melhores campanhas de Dia das Mães para você se inspirar!

O conteúdo do Dia das Mães pode ser muito igual e genérico, espera-se que o amor de mãe seja tão grande que qualquer coisa acaba sendo aceita. Mas não é bem assim! Acreditamos que as mães do mundo todo merecem muito mais carinho e criatividade, apenas um bombom e um abraço não é o...

LEIA MAIS
Meta – Copia, só não faz igual
Postou 6 maio 2024

Meta – Copia, só não faz igual

Recentemente o Meta anunciou a possibilidade de colocar carrosséis nos reels do Instagram, uma função já disponível no TikTok. Como diria a expressão: “Quem não tem cão, caça com gato”. Isso se aplica muito bem no modo como o Meta (Facebook/Instagram) age com outras plataformas...

LEIA MAIS
Fique por dentro!
Receba nossas últimas novidades por email.
Fique por dentro!
Receba nossas últimas novidades por email.
Você está inscrito!
Obrigado.
Obrigado.
Você está inscrito!
Envie isso para um amigo