Pré-carregamento

O Problema de oversharing na internet.

O Problema de oversharing na internet.

Uma foto daquela comida boa que você fez, stories mostrando como foi a sua viagem no exterior, uma dancinha que você fez com seus colegas de trabalho no TikTok.

Parecem coisas inofensivas, e são mesmo, caso você saiba como equilibrar isso.

Um fenômeno que ocorre bastante nos últimos anos é o oversharing na internet.

O que é oversharing?

Oversharing significa, em uma tradução tosca, “compartilhar demais”, ou seja, revelar mais sobre a sua vida do que o necessário. 

Existem perfis em redes sociais que fizeram sucesso em ser quase um diário visual da vida da pessoa, e alguns influenciadores ganham muito dinheiro apenas mostrando a sua rotina, especialmente quando essa rotina em questão é abastada, com viagens pelo mundo, compras caras e um estilo de vida mais degustador.

A obsessão das pessoas por saber cada detalhe da vida pessoal de desconhecidos na internet seria vista como “muito estranha” até alguns anos atrás, mas hoje se tornou algo quase comum no consumo diário de conteúdos.

Mas vale pensar que até mesmo esse tipo de conteúdo, muitas vezes, é fabricado justamente para passar essa ideia de espontaneidade, quando na realidade, é totalmente planejado para ganhar mais visualizações e curtidas. 

Quando isso se torna um problema?

O problema é quando o oversharing se torna um perigo na vida pessoal e profissional de uma pessoa. 

Uma é questão de segurança, quando tudo que você faz é compartilhado de uma forma ou de outra, é muito fácil saber fatos sobre o seu cotidiano, inclusive dados e informações que deveriam ser sigilosas.

Outra questão é ter cuidado com o que é publicado, não é incomum pessoas perderem oportunidades e até mesmo seu emprego por compartilharem algo que contradiz o modo como deveriam agir.

Cuidado com o que é publicado.

Um caso recente foram duas médicas que foram exoneradas após publicarem um vídeo em seus perfis de redes sociais rindo de uma criança que havia sido atingida por um raio. O vídeo em questão tem menos de 10 segundos.

Apesar de revelar duas profissionais antiéticas, vale se pensar que caso o vídeo não fosse publicado, seria apenas uma piada de mau gosto pronta para ser esquecida e que ficaria apenas entre as duas.

Foi uma oportunidade de trabalho perdida por total falta de noção, tanto de ética quanto de inteligência. É algo que vai manchar para sempre os seus currículos.

Há vários outros casos como esse, em que a falta de noção do que pode ou não ser compartilhado se torna a queda de uma pessoa.

Essa é uma dica muito valiosa, saber se o que está publicando é realmente necessário, e se isso pode manchar a sua reputação e imagem pública. 

David Bowie – O Camaleão Do Rock
Postou 9 abril 2024

David Bowie – O Camaleão Do Rock

Hoje venho com uma recomendação um pouco diferente do usual aqui do Panda. Não é um livro, filme ou série individual, mas a obra completa de um dos artistas mais influentes de sua geração, o cantor/ator/pintor/produtor e compositor britânico David Bowie. 👨‍🎤👩‍🎤 Considerado uma lenda da...

LEIA MAIS
Michael Cera e a CeraVe – uma fusão que se encaixou perfeitamente
Postou 2 abril 2024

Michael Cera e a CeraVe – uma fusão que se encaixou perfeitamente

Muita gente foi pega de surpresa durante o Super Bowl 2024, um dos maiores eventos esportivos dos Estados Unidos, quando a marca CeraVe anunciou uma campanha bem  engraçada e inusitada com o ator Michael Cera. Conhecido por filmes como Juno (2007), Superbad (2008), Scott Pilgrim Contra...

LEIA MAIS
Fique por dentro!
Receba nossas últimas novidades por email.
Fique por dentro!
Receba nossas últimas novidades por email.
Você está inscrito!
Obrigado.
Obrigado.
Você está inscrito!
Envie isso para um amigo