Como o game Gaucho and The Grasslands demonstra a cultura gaúcha para o mundo?
Trailer do game.
Um pequeno game chamou a atenção da internet nos últimos dias por sua peculiaridade, foi o jogo Gaucho and The Grasslands. Uma produção brasileira da empresa Epopeia, que usa da cultura gaúcha para se divertir numa mídia interativa.
O jogo é um “Farming Sim”, termo usado para descrever games em que se administra um espaço só seu, tendo que plantar, arar, regar, colher e construir a sua fazenda como achar melhor. É bem similar a jogos como Minecraft, Animal Crossing e Stardew Valley (e Harvest Moon, para os mais gamers da época do Super Nintendo).
Games brasileiros não são exatamente algo novo no mercado, mas são uma indústria ainda em crescimento no país.
Na década de 1990, a marca Turma da Mônica recebeu três jogos para o Master System, feitos pela TecToy adaptando o código do jogo Wonder Boy (algo similar a um mod oficial) com a temática da turminha. Esse foi um dos primeiros grandes casos de games feitos por brasileiros.
Mônica no Castelo do Dragão (1991) foi lançado para Master System pela TecToy.
Mais recentemente, a indústria brasileira de games tem crescido no mercado e surpreendendo com games como Horizon Chase Turbo, Dandara: Trials of Fear, Fobia – St. Dinfna Hotel, e muitos outros.
Mas vale dizer que todos esses games tem uma temática mais geral, não exatamente brasileira.
Fobia – St. Dinfna Hotel é um game brasileiro de terror.
É nisso que Gaucho and The Grasslands se diferencia, é um game totalmente brasileiro, mostrando a cultura e o folclore gaúcho de forma divertida e interativa para o mundo todo.
O personagem que você controla pode ser um gaúcho ou gaúcha, é possível customizar as vestimentas (lenço, bombacha, botas), e construir sua fazendo com a ajuda de fiéis companheiros (um alazão e um cusco). Figuras folclóricas como o Negrinho do Pastoreio e Boitatá também aparecem no jogo.
No momento, o game pode ser baixado em uma versão Demo pela Steam. Saiba mais pelo site oficial da desenvolvera: https://epopeiagames.com/
Essa foi uma das homenagens mais interessantes que a cultura sulista recebeu nos últimos tempos. É uma dica perfeita para celebrar esse Dia do Gaúcho.