Pré-carregamento

Independência do Brasil – Seria Dom Pedro I o primeiro marketeiro do Brasil?

Independência do Brasil - Seria Dom Pedro I o primeiro marketeiro do Brasil?

Um discurso de guerra pode ser considerado uma propaganda?

Sem dúvidas, a propaganda sempre teve um papel essencial em todas as guerras e revoluções do mundo. Afinal, um bom discurso pode inspirar e mover milhares de pessoas a mudar o curso da história.

Pride Scotland GIF - Find & Share on GIPHY

O filme Coração Valente (1995) é praticamente uma ficção histórica, mas é o que a maioria das pessoas lembra quando pensam em William Wallace.

Por exemplo, os nazistas tiveram uma grande vantagem sobre a Inglaterra na Segunda Guerra Mundial, pelo menos até Winston Churchill fazer seu icônico discurso e dar um novo ânimo para as tropas britânicas.  

Obviamente, não dá para creditar tudo em uma pessoa e um discurso, mas as palavras de Churchill certamente ajudaram bastante.

Trazendo isso para a nossa terra, temos a frase mais famosa da história brasileira em “independência ou morte!”

Afinal, soa muito poderoso, é basicamente o “tudo ou nada” expressado da forma mais épica possível.

Como sempre ouvimos, essa frase foi, supostamente, proferida por Dom Pedro I nas margens do Rio Ipiranga, sinalizando que o país se tornara independente das garras de Portugal.

Independência do Brasil - Seria Dom Pedro I o primeiro marketeiro do Brasil?

A famosa pintura de Pedro Américo retratando o momento. 

Mas a verdade é que o momento em si, provavelmente não foi tudo que contaram nos livros de história e nas pinturas.

Explicando de forma bem resumida, a questão da independência brasileira começou por conta de uma revolução iluminista em Portugal, em que uma das reivindicações era que o Brasil voltasse a ser uma colônia.

Determinou-se que Dom Pedro I retornasse a Portugal, o príncipe proclamou então o Dia do Fico, em 9 de janeiro de 1822, e se recusou a voltar, passando a tomar medidas mais separatistas.

Foi a imperatriz Maria Leopoldina que assinou o decreto de independência, após Dom Pedro ser acusado de traição por Portugal. 

De acordo com alguns historiadores, não se sabe se a frase sequer foi dita ou se foi apenas uma bela propaganda para dar uma visão mais bela e inspiradora do ocorrido. 

Vale dizer que boa parte da história é escrita mais pela memória do que pelos fatos (assim como a nostalgia). 

As pinturas retratam esse momento como algo épico, Dom Pedro em cima de um cavalo brandindo uma espada aos céus e anunciando sua frase.

Mas a realidade provavelmente foi bem mais sem graça que isso.

Fazendo um paralelo com Churchill, seu discurso inicialmente não foi tão bem recebido quanto aparenta. De acordo com alguns historiadores, a oratória de Churchill deixou bastante a desejar, e algumas pessoas mal conseguiram ouvir o que foi dito no momento. 

No cinema, o discurso de Churchill é o ápice do filme O Destino de uma Nação.

São as palavras que ficam marcadas na história. 

De qualquer forma, sendo totalmente verdade ou não, é inegável que a independência do Brasil foi o início de uma nova era.

Essa é a importância de uma boa propaganda, é dar um significado maior para seu produto, marca ou campanha, algo que será lembrado por anos no futuro.

David Bowie – O Camaleão Do Rock
Postou 9 abril 2024

David Bowie – O Camaleão Do Rock

Hoje venho com uma recomendação um pouco diferente do usual aqui do Panda. Não é um livro, filme ou série individual, mas a obra completa de um dos artistas mais influentes de sua geração, o cantor/ator/pintor/produtor e compositor britânico David Bowie. 👨‍🎤👩‍🎤 Considerado uma lenda da...

LEIA MAIS
Michael Cera e a CeraVe – uma fusão que se encaixou perfeitamente
Postou 2 abril 2024

Michael Cera e a CeraVe – uma fusão que se encaixou perfeitamente

Muita gente foi pega de surpresa durante o Super Bowl 2024, um dos maiores eventos esportivos dos Estados Unidos, quando a marca CeraVe anunciou uma campanha bem  engraçada e inusitada com o ator Michael Cera. Conhecido por filmes como Juno (2007), Superbad (2008), Scott Pilgrim Contra...

LEIA MAIS
Fique por dentro!
Receba nossas últimas novidades por email.
Fique por dentro!
Receba nossas últimas novidades por email.
Você está inscrito!
Obrigado.
Obrigado.
Você está inscrito!
Envie isso para um amigo