Pré-carregamento

A PPK da Cláudia – O perfil que dividiu a internet em 2023

A PPK da Cláudia - O perfil que dividiu a internet em 2023
A PPK da Cláudia - O perfil que dividiu a internet em 2023

A campanha da Gillette Venus.

O quão longe dá pra chegar com a publicidade?

É possível mostrar algo polêmico e ainda ser bem-sucedido? Com qual abordagem? Será que as pessoas vão entender e aceitar? Ou será que irão rejeitar? Existe um limite do que pode ou não ser mostrado?

Essas são algumas das questões que provavelmente passaram na cabeça da equipe de publicidade que criou a campanha da “PPK da Cláudia”. Talvez o perfil mais controverso do ano, que dividiu opiniões por todo o Brasil em algumas semanas.

De qualquer forma, eles decidiram testar e ver o que acontecia.

A ideia da Gillette Venus, uma linha exclusivamente feminina para depilação, era criar uma mascote com a aparência de uma vagina, em que o cabelo são os pelos pubianos. O conceito era ter uma abordagem mais leve que atraísse mulheres que usam essas giletes para depilar as partes íntimas.

A ideia aqui foi usar um dos “apelidos” mais famosos (PPK), e unir com um nome tipicamente brasileiro (Cláudia), que também remete a figuras famosas como Cláudia Raia e Cláudia Ohana (essa última por seu histórico de não-depilação).  

Algumas pessoas aceitaram numa boa, gostaram da coragem que a Gillette Venus teve em falar algo que é visto por muitos como um tabu, de forma saudável e bem-humorada. Mas outras viram como algo de mal gosto, ofensivo, e que a ideia de uma mascote parecia ser infantil demais para o produto representado.

Independente das opiniões divididas, se falou bastante do perfil por um determinado tempo. Até que, misteriosamente, ele foi apagado. 

Não se sabe se o perfil foi terminado por decisão da própria Gillette, ou se o Instagram decidiu que a campanha feriu suas políticas. É também bem provável que o perfil tenha recebido várias denúncias.

O que podemos aprender?

É difícil chegar a uma conclusão, talvez as pessoas ainda não estivessem prontas para esse tipo de campanha (provavelmente nunca estarão). 

Vale lembrar que durante a década de 1990, houve uma famosa campanha em conscientização do uso de camisinhas no Carnaval, em que um homem conversa com o seu próprio pênis, apelidando-o de “Bráulio”.

A propaganda praticamente destruiu o nome Bráulio para sempre.

A campanha também teve uma reação similar, alguns acharam engraçado e conscientizador, outros acharam ofensivo e constrangedor. 

O maior problema é que o nome Bráulio se tornou um apelido comum para o órgão masculino, e muitos homens com esse nome foram ridicularizados a partir daí. Alguns homens até mudaram de identidade para não serem relacionados à brincadeira da propaganda.

O medo é que mulheres com o nome Cláudia tivessem o mesmo estigma. Mas o tempo de divulgação da campanha foi tão curta que provavelmente não vai ser o caso.

De qualquer forma, as outras campanhas da Gillette Venus, que partem para um lado mais realista e formal, parecem ser melhor recebidas pelo público. 

Dopamine Scrolling: O Rolê Infinito
Postou 23 abril 2024

Dopamine Scrolling: O Rolê Infinito

E aí, galera! Já se pegaram perdidos naquele rolê infinito pelo feed das redes sociais? Sabe, aquele momento que você começa a deslizar o dedo na tela e, quando vê, já passou mais tempo nessa do que gostaria/deveria? Isso é o que a galera chama de “dopamine scrolling”. Mas relaxa, você não está...

LEIA MAIS
David Bowie – O Camaleão Do Rock
Postou 9 abril 2024

David Bowie – O Camaleão Do Rock

Hoje venho com uma recomendação um pouco diferente do usual aqui do Panda. Não é um livro, filme ou série individual, mas a obra completa de um dos artistas mais influentes de sua geração, o cantor/ator/pintor/produtor e compositor britânico David Bowie. 👨‍🎤👩‍🎤 Considerado uma lenda da...

LEIA MAIS
Fique por dentro!
Receba nossas últimas novidades por email.
Fique por dentro!
Receba nossas últimas novidades por email.
Você está inscrito!
Obrigado.
Obrigado.
Você está inscrito!
Envie isso para um amigo