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Relembrar é viver e comprar: como a nostalgia é usada como estratégia na publicidade.

A nostalgia é um dos sentimentos mais interessantes do ser humano. 

Sentir um acalento no coração só de lembrar de momentos, brinquedos, desenhos e guloseimas da nossa infância é uma sensação fascinante.

A palavra composta “Nostalgia” vem das raízes gregas “nostos”, que significa retornar à terra nativa e “algos”, referente à dor e à tristeza (HOLAK; HAVLENA, 1992). 

O significado literal da palavra Nostalgia é, portanto, “o sofrimento causado pelo desejo de regressar ao seu lugar de origem.”

É impossível não se recordar daquela ansiedade para que o sábado de manhã chegasse logo, para que você pudesse sentar em frente à TV e passar a manhã inteira acompanhando seus programas favoritos. 

Podemos observar o aumento desse sentimento entre os clientes, algumas marcas usam dessa nostalgia para agregar valor aos seus produtos, chamar a atenção e vender mais. 

O “tom” da publicidade com apelo nostálgico pode convencer os consumidores de que os produtos possuem “um valor agregado”, pois estão associados a um passado idealizado. 

O sentimento nostálgico tem a tendência de ficar mais evidente em momentos de estresse, ansiedade, pois nos levam a um lugar confortável de nossas lembranças. 

Mas como fazer isso e atingir o público-alvo? Veja alguns cases para entender: 

Renault | Kwid Outsider – Caverna do Dragão | 2019

Com foco nas crianças dos anos 80, a Renault trouxe o Mestre dos Magos de volta às telinhas para acender a nostalgia dos seus clientes e divulgar a versão de seu compacto.

O comercial aproveitou que o famoso desenho nunca teve um desfecho para fazer sua própria conclusão, atrelando ao seu produto.

Curta Xfinity – E.T. – O Extraterrestre  | (2019)

A empresa de telefonia e TV, Xfinity, também usou de um clássico para encantar: E.T. voltou à cena num comercial super divertido.

O clássico de Steven Spielberg ganha nova vida com o comercial da Xfinity.

Bubbaloo – Hotel Bubba (2023)

Aqui a nostalgia não é usada em um comercial, mas atinge seu público com uma experiência de relembrar o gosto e o cheiro da infância de muitas pessoas. 

Barbie | 2023

Falar em nostalgia e não falar em Barbie e toda a estratégia em volta do novo filme de 2023 seria um erro imperdoável. Dá uma olhada em alguns exemplos do que rolou:

O trailer do filme, por si só, é nostalgia pura:

E essa onda rosa voltou inspirar meninas no mundo todo:

Não é que teve empresa de comidas que usou e abusou do mundo rosa?

Então, você já foi fisgado por algum comercial que te trouxe a sensação de nostalgia? 

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