Pré-carregamento

Relembrar é viver e comprar: como a nostalgia é usada como estratégia na publicidade.

Relembrar é viver e comprar: como a nostalgia é usada como estratégia na publicidade.

A nostalgia é um dos sentimentos mais interessantes do ser humano. 

Sentir um acalento no coração só de lembrar de momentos, brinquedos, desenhos e guloseimas da nossa infância é uma sensação fascinante.

A palavra composta “Nostalgia” vem das raízes gregas “nostos”, que significa retornar à terra nativa e “algos”, referente à dor e à tristeza (HOLAK; HAVLENA, 1992). 

O significado literal da palavra Nostalgia é, portanto, “o sofrimento causado pelo desejo de regressar ao seu lugar de origem.”

É impossível não se recordar daquela ansiedade para que o sábado de manhã chegasse logo, para que você pudesse sentar em frente à TV e passar a manhã inteira acompanhando seus programas favoritos. 

Podemos observar o aumento desse sentimento entre os clientes, algumas marcas usam dessa nostalgia para agregar valor aos seus produtos, chamar a atenção e vender mais. 

O “tom” da publicidade com apelo nostálgico pode convencer os consumidores de que os produtos possuem “um valor agregado”, pois estão associados a um passado idealizado. 

O sentimento nostálgico tem a tendência de ficar mais evidente em momentos de estresse, ansiedade, pois nos levam a um lugar confortável de nossas lembranças. 

Mas como fazer isso e atingir o público-alvo? Veja alguns cases para entender: 

Renault | Kwid Outsider – Caverna do Dragão | 2019

Com foco nas crianças dos anos 80, a Renault trouxe o Mestre dos Magos de volta às telinhas para acender a nostalgia dos seus clientes e divulgar a versão de seu compacto.

O comercial aproveitou que o famoso desenho nunca teve um desfecho para fazer sua própria conclusão, atrelando ao seu produto.

Curta Xfinity – E.T. – O Extraterrestre  | (2019)

A empresa de telefonia e TV, Xfinity, também usou de um clássico para encantar: E.T. voltou à cena num comercial super divertido.

O clássico de Steven Spielberg ganha nova vida com o comercial da Xfinity.

Bubbaloo – Hotel Bubba (2023)

Aqui a nostalgia não é usada em um comercial, mas atinge seu público com uma experiência de relembrar o gosto e o cheiro da infância de muitas pessoas. 

Barbie | 2023

Falar em nostalgia e não falar em Barbie e toda a estratégia em volta do novo filme de 2023 seria um erro imperdoável. Dá uma olhada em alguns exemplos do que rolou:

O trailer do filme, por si só, é nostalgia pura:

E essa onda rosa voltou inspirar meninas no mundo todo:

Não é que teve empresa de comidas que usou e abusou do mundo rosa?

Então, você já foi fisgado por algum comercial que te trouxe a sensação de nostalgia? 

Tem um touro vermelho no meu estádio!
Postou 23 novembro 2023

Tem um touro vermelho no meu estádio!

O valor da estética histórica em paralelo com o novo panorama de mercado do futebol. Ah, meu amigo, se tem uma coisa que o futebol adora é uma boa polêmica, e a compra do Bragantino pela Red Bull foi como um soco na boca do adversário no meio da área: inesperado e deixando todo mundo de...

LEIA MAIS
Não há tempo a perder – de Amyr Klink.
Postou 7 novembro 2023

Não há tempo a perder – de Amyr Klink.

“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a...

LEIA MAIS
Fique por dentro!
Receba nossas últimas novidades por email.
Fique por dentro!
Receba nossas últimas novidades por email.
Você está inscrito!
Obrigado.
Obrigado.
Você está inscrito!
Envie isso para um amigo