Pré-carregamento

Que surto foi esse? Entenda a popularização das lives de “NPC”.

Que surto foi esse? Entenda a popularização das lives de “NPC”.

Se você tem uma certa idade (e nem precisa ser tão velho), pode ser difícil entender algumas novas “febres” da internet.

Seja aquele meme nonsense que várias pessoas estão repetindo, dramas entre criadores de conteúdo ou aqueles influencers com milhares de seguidores que você nunca nem ouviu falar.

E agora nesse panteão, estão as “lives de NPCs”, assunto que foi muito discutido recentemente, até recebendo matérias em jornais grandes tentando entender o que é o conceito.

O que diabos é isso?

Basicamente, lives de NPCs são gravações ao vivo feitas para o TikTok, em que streamers costumam imitar NPCs (Non-Player Character ou personagem não jogável), uma terminologia comum em vídeo games para descrever personagens que existem apenas para seguir o script dentro do jogo.

Um exemplo seriam os personagens que dão “quests” em RPGs, ou seja, eles existem apenas para interagirem com o seu personagem controlável.

Vídeo do YouTuber americano NakeyJakey sobre os NPCs de videogames.

Nas lives de NPCs, o streamer imita os trejeitos comuns de NPCs, como frases e movimentos repetitivos (considerando o banco limitado de falas e animações), vozes mais infantis (comuns em jogos japoneses), entre outras.

Os espectadores fazem doações de presentes virtuais que são convertidos em dinheiro. 

Popularidade

Isso ganhou reconhecimento quando o YouTuber Felca fez um vídeo realizando esse tipo de live, da qual ele recebeu cerca de 1 milhão de seguidores em apenas 4 dias.

Aparentemente, o assunto ganhou tanta notoriedade que o TikTok acabou banindo essas lives, o que acabou irritando muitos streamers que praticavam essa modalidade de live.

Muitos culparam Felca por trazer essa trend ao consciente popular e restringir o “ganha-pão” de muitos streamers.

A questão é que muitos canais de notícias erroneamente o classificaram apenas como um “streamer desse tipo de live”, sendo que a natureza dos vídeos do YouTuber constantemente são satíricas e humorísticas. 

Em resposta a toda a controvérsia, o YouTuber acabou doando todo o dinheiro arrecadado para instituições de caridade.

O vídeo-resposta de Felca.

“Then i took an arrow in the knee”

Quem não lembra dos NPCs de The Elder Scrolls V: Skyrim?

O que acontece aqui é que há várias formas de entretenimento que podem parecer bem “alienígenas” para muitas pessoas.

As lives de NPCs são bem bizarras, mas são inegavelmente bem lucrativas, e no caso de Felca, foram usadas para uma boa ação. 

É questionável se o objetivo dele não era trazer uma luz a esse assunto o tempo todo, de qualquer forma, a resposta da mídia foi bem maior do que o esperado, e causou uma das polêmicas mais curiosas do ano.

As melhores campanhas de Dia das Mães para você se inspirar!
Postou 6 maio 2024

As melhores campanhas de Dia das Mães para você se inspirar!

O conteúdo do Dia das Mães pode ser muito igual e genérico, espera-se que o amor de mãe seja tão grande que qualquer coisa acaba sendo aceita. Mas não é bem assim! Acreditamos que as mães do mundo todo merecem muito mais carinho e criatividade, apenas um bombom e um abraço não é o...

LEIA MAIS
Meta – Copia, só não faz igual
Postou 6 maio 2024

Meta – Copia, só não faz igual

Recentemente o Meta anunciou a possibilidade de colocar carrosséis nos reels do Instagram, uma função já disponível no TikTok. Como diria a expressão: “Quem não tem cão, caça com gato”. Isso se aplica muito bem no modo como o Meta (Facebook/Instagram) age com outras plataformas...

LEIA MAIS
Fique por dentro!
Receba nossas últimas novidades por email.
Fique por dentro!
Receba nossas últimas novidades por email.
Você está inscrito!
Obrigado.
Obrigado.
Você está inscrito!
Envie isso para um amigo