Seriam as plataformas virtuais as novas vitrines de lojas?
Uma notícia recente chamou bastante a atenção, em que o Diretor de negócios do Pinterest, Rogério Nicolai, expressou o desejo da plataforma de tornar tudo comprável, afinal, usuários salvam milhares de fotos de itens, peças de vestuário, perfumes, jogos e milhares de outras coisas.
O Pinterest é um dos maiores bancos de intencionalidade na internet, se presume que as pessoas salvam esses itens para poder comprar depois em outras fontes, então a ideia seria disponibilizar uma forma de compra diretamente pelo Pinterest.
Como isso funcionaria ainda é um pouco vago, considerando que nem tudo na plataforma é necessariamente um produto tangível, mas a ideia é interessante, de qualquer maneira.
Isso nos fez refletir em como essas plataformas digitais e redes sociais são como vitrines modernas, em que olhamos produtos e objetos de desejo de forma virtual e procuramos formas de adquirir essas coisas.
A lógica da vitrine, em sua forma real, é a de colocar os produtos que se presume serem os mais chamativos para captar a atenção dos clientes. Pense numa loja de calçados que coloca os últimos lançamentos ou o estilo que está na moda para todos que passam ali poderem conferir.
Já nas redes sociais e plataformas, existem formas ainda mais exatas de captar possíveis clientes, com algoritmos e dados que auxiliam na geração de desejo e compra de diversos itens.
É de se imaginar que isso se tornará ainda mais forte (pelo bem e pelo mal), e o Pinterest parece disposto a seguir esses passos em direção ao futuro.
Mas e você, gosta da ideia de tornar tudo comprável? Quais serão suas primeiras compras no Pinterest?