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Pesquisa de mercado: para quê?

Vivemos em um mundo cada vez mais bombardeado por comerciais das mais variadas formas: um post impulsionado no Facebook, um story patrocinado no Instagram ou ainda aquelas duas propagandas antes do seu vídeo no YouTube. 

Mas será que tudo isso tem efeito?

Da maneira mais simples de se falar: Sim, se tem é porque tem efeito. 

Mas como garantir que aquilo vai funcionar? 

Nesse ponto é que surgem as pesquisas mercadológicas, que dão a base e o norte a ser seguido pela equipe responsável pelo comercial, nesse caso. 

Por mais importante e valiosa que seja, muitas vezes a pesquisa é tida como supérflua, sentimento nutrido, infelizmente, desde as carteiras das universidades. 

Isso não parte dos professores, mas sim da ansiedade dos alunos de ver o objetivo final atingido, de ver aquela arte bombando nas redes sociais. 

MAS O QUE É A PESQUISA DE MERCADO E POR QUE ELA É IMPORTANTE?

É uma forma de coleta de dados que permite identificar o seu público alvo, bem como prever movimentos do mercado como um todo: interesses e hábitos de compra do consumidor, o que pensam sobre o seu negócio, qual a melhor forma de se conectar com eles, entre outros. 

Com esses dados em mãos, a agência de publicidade e o cliente podem traçar o melhor caminho para a campanha (seja de um novo produto ou serviço, uma nova marca ou ainda uma nova linha de um produto que já existe). 

Ter essas informações tornam o trabalho do publicitário mais assertivo e o dinheiro do cliente bem investido em ações certeiras. 

MAS FUNCIONA?

As pesquisas de mercado e marketing são métodos científicos de coleta de dados. Por trás de cada pergunta, que pode parecer simples, existe todo um contexto que dará a percepção correta do comportamento daquele consumidor. 

Um bom exemplo da importância de ouvir seus consumidores é o McDonald’s. 

Em 2016, a empresa conhecida mundialmente apresentou queda nas vendas. Sendo assim, após a contratação de um novo CEO, a rede de lanchonetes investiu em uma pesquisa de mercado, que ouviu clientes no mundo todo. 

Com os resultados, uma série de mudanças foi proposta: mudança nos sabores de sanduíches, aumento dos salários dos funcionários, melhorias nos serviços de drive-thru e delivery. Com esses ajustes, a empresa registrou já no primeiro trimestre um crescimento nas vendas de mais de 5%. 

De forma objetiva, a pesquisa de mercado nos permite acertar no que fazemos. Nem sempre aquilo que é bonito é de fato funcional. 

Também vale ressaltar a importância da contratação de profissionais para cuidar da sua marca, às vezes o primo que sabe fazer um post pode ser mais barato, mas ali na frente pode trazer prejuízos sem precedentes. 

E para concluir, veja essa pesquisa da Kantar Ibope Media, que mostra a função dos dados na entrega de uma melhor publicidade: 

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