Pré-carregamento

Pesquisa de mercado: para quê?

Pesquisa de mercado: para quê?

Vivemos em um mundo cada vez mais bombardeado por comerciais das mais variadas formas: um post impulsionado no Facebook, um story patrocinado no Instagram ou ainda aquelas duas propagandas antes do seu vídeo no YouTube. 

Mas será que tudo isso tem efeito?

Da maneira mais simples de se falar: Sim, se tem é porque tem efeito. 

Mas como garantir que aquilo vai funcionar? 

Nesse ponto é que surgem as pesquisas mercadológicas, que dão a base e o norte a ser seguido pela equipe responsável pelo comercial, nesse caso. 

Por mais importante e valiosa que seja, muitas vezes a pesquisa é tida como supérflua, sentimento nutrido, infelizmente, desde as carteiras das universidades. 

Isso não parte dos professores, mas sim da ansiedade dos alunos de ver o objetivo final atingido, de ver aquela arte bombando nas redes sociais. 

MAS O QUE É A PESQUISA DE MERCADO E POR QUE ELA É IMPORTANTE?

É uma forma de coleta de dados que permite identificar o seu público alvo, bem como prever movimentos do mercado como um todo: interesses e hábitos de compra do consumidor, o que pensam sobre o seu negócio, qual a melhor forma de se conectar com eles, entre outros. 

Com esses dados em mãos, a agência de publicidade e o cliente podem traçar o melhor caminho para a campanha (seja de um novo produto ou serviço, uma nova marca ou ainda uma nova linha de um produto que já existe). 

Ter essas informações tornam o trabalho do publicitário mais assertivo e o dinheiro do cliente bem investido em ações certeiras. 

MAS FUNCIONA?

As pesquisas de mercado e marketing são métodos científicos de coleta de dados. Por trás de cada pergunta, que pode parecer simples, existe todo um contexto que dará a percepção correta do comportamento daquele consumidor. 

Um bom exemplo da importância de ouvir seus consumidores é o McDonald’s. 

Em 2016, a empresa conhecida mundialmente apresentou queda nas vendas. Sendo assim, após a contratação de um novo CEO, a rede de lanchonetes investiu em uma pesquisa de mercado, que ouviu clientes no mundo todo. 

Com os resultados, uma série de mudanças foi proposta: mudança nos sabores de sanduíches, aumento dos salários dos funcionários, melhorias nos serviços de drive-thru e delivery. Com esses ajustes, a empresa registrou já no primeiro trimestre um crescimento nas vendas de mais de 5%. 

De forma objetiva, a pesquisa de mercado nos permite acertar no que fazemos. Nem sempre aquilo que é bonito é de fato funcional. 

Também vale ressaltar a importância da contratação de profissionais para cuidar da sua marca, às vezes o primo que sabe fazer um post pode ser mais barato, mas ali na frente pode trazer prejuízos sem precedentes. 

E para concluir, veja essa pesquisa da Kantar Ibope Media, que mostra a função dos dados na entrega de uma melhor publicidade: 

CLIQUE AQUI

Tem um touro vermelho no meu estádio!
Postou 23 novembro 2023

Tem um touro vermelho no meu estádio!

O valor da estética histórica em paralelo com o novo panorama de mercado do futebol. Ah, meu amigo, se tem uma coisa que o futebol adora é uma boa polêmica, e a compra do Bragantino pela Red Bull foi como um soco na boca do adversário no meio da área: inesperado e deixando todo mundo de...

LEIA MAIS
Não há tempo a perder – de Amyr Klink.
Postou 7 novembro 2023

Não há tempo a perder – de Amyr Klink.

“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a...

LEIA MAIS
Fique por dentro!
Receba nossas últimas novidades por email.
Fique por dentro!
Receba nossas últimas novidades por email.
Você está inscrito!
Obrigado.
Obrigado.
Você está inscrito!
Envie isso para um amigo