É difícil explicar a sensação quando alguém descreve um sentimento que você sempre teve, mas não sabia que poderia ser traduzido em palavras.
O livro “Flow: A psicologia do alto desempenho e da felicidade”, do psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, faz exatamente isso: descreve e explica como chegar naquele “estado de alfa”, quando você entra na onda e tudo flui. É um estado quase de êxtase, em que você está tão imerso em seus pensamentos que qualquer conexão com o exterior é dispensada.
Os processos do Marketing, idealmente, são exatamente assim. Quando você entende o que é, onde quer chegar e a quem direcionar, uma ideia vai puxando a outra, até que tudo se torne um intrincado sistema de pensamentos e novas possibilidades – como se fosse um daqueles quadros em que os policiais usam uma linha de lã vermelha para ligar todas as informações, sabe?
Entretanto, chegar nesse estado não é nada fácil. Parece até que, com o passar do tempo, fica ainda mais complicado, seja porque estamos sempre pensando no que vem depois ou porque a todo momento estamos expostos a estímulos.
É como se você estivesse tentando se concentrar, mas, no meio do processo, ouvisse o barulhinho de mensagem recebida no telefone.
Ah, é melhor ver o que é, certo? Vai que…
Avisamos que ler o livro pode ser um pouco maçante. Não por ele ser mal escrito, ao contrário, o autor traz um palavreado didático para que todos possam entender toda a teoria. É justamente por isso: apesar de explicar como podemos chegar ao estado de flow, tudo não passa de teoria. Pode ser frustrante para o leitor não conseguir aplicar tudo no dia a dia, mas vale a tentativa.
De qualquer forma, quando você pegar o livro e o ler, lembre-se de alguma vez que você fez algo que gostou tanto que nada poderia te atrapalhar. Aquela sensação de estar usando toda a sua atenção, estar presente e ter noção disso.
Pode ser difícil, mas quem sabe, né?