Saltar links

Flow: a onda de inspiração

É difícil explicar a sensação quando alguém descreve um sentimento que você sempre teve, mas não sabia que poderia ser traduzido em palavras.

O livro “Flow: A psicologia do alto desempenho e da felicidade”, do psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, faz exatamente isso: descreve e explica como chegar naquele “estado de alfa”, quando você entra na onda e tudo flui. É um estado quase de êxtase, em que você está tão imerso em seus pensamentos que qualquer conexão com o exterior é dispensada.

Os processos do Marketing, idealmente, são exatamente assim. Quando você entende o que é, onde quer chegar e a quem direcionar, uma ideia vai puxando a outra, até que tudo se torne um intrincado sistema de pensamentos e novas possibilidades – como se fosse um daqueles quadros em que os policiais usam uma linha de lã vermelha para ligar todas as informações, sabe?

Entretanto, chegar nesse estado não é nada fácil. Parece até que, com o passar do tempo, fica ainda mais complicado, seja porque estamos sempre pensando no que vem depois ou porque a todo momento estamos expostos a estímulos. 

É como se você estivesse tentando se concentrar, mas, no meio do processo, ouvisse o barulhinho de mensagem recebida no telefone. 

Ah, é melhor ver o que é, certo? Vai que…

Avisamos que ler o livro pode ser um pouco maçante. Não por ele ser mal escrito, ao contrário, o autor traz um palavreado didático para que todos possam entender toda a teoria. É justamente por isso: apesar de explicar como podemos chegar ao estado de flow, tudo não passa de teoria. Pode ser frustrante para o leitor não conseguir aplicar tudo no dia a dia, mas vale a tentativa.

De qualquer forma, quando você pegar o livro e o ler, lembre-se de alguma vez que você fez algo que gostou tanto que nada poderia te atrapalhar. Aquela sensação de estar usando toda a sua atenção, estar presente e ter noção disso. 

Pode ser difícil, mas quem sabe, né?

Receba as novidades do Panda
Mais
Arraste