Um livro sobre o reconhecimento da própria ignorância.
Este foi um livro fundamental para mim, lido numa época em que minhas experiências já vinham mudando a minha trajetória de crenças, ideias e entendimentos gerais sobre o mundo.
“O Mundo Assombrado Pelos Demônios” foi publicado em 1995, alguns anos após Carl Sagan ter se tornado famoso pela série Cosmos, exibida na TV americana em 1980 e que trazia ao mainstream televisivo, pela primeira vez, o grande apanhado de conhecimento científico que o mundo descobrira até então.
O livro, no entanto, se propõe a guiar o leitor por um caminho um pouco diferente.
Ao invés de ser um apanhado de curiosidades interessantes sobre o mundo, ele guia o leitor por uma trajetória de entendimento do que é, de fato, o pensamento cético, que é um dos princípios da ciência.
Com essa premissa, o leitor passa a entender um pouco mais como “a coisa” funciona, criando uma espécie de escudo para pseudociências, charlatões, falsos gurus e tantas falácias que vemos por aí.
A leitura é leve, bem humorada e de fácil entendimento, um puro mérito de Carl Sagan e a sua capacidade de comunicação com o grande público.
Por fim, uma frase muito marcante e que de certa forma resume do que o livro se trata: ‘’a ciência é uma vela no escuro’’