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As threads do Twitter e a construção de narrativas instigantes. Segue o fio!

As threads do Twitter e a construção de narrativas instigantes. Segue o fio!

“O que está acontecendo?”. Essa é a premissa de uma das redes sociais mais influentes do mundo. Com apenas alguns tweets de 280 caracteres, você descobre os principais acontecimentos do outro lado do planeta, o meme do momento e qual a próxima celebridade a ser cancelada.

Caótico, instantâneo, informativo e sagaz, o Twitter conseguiu manter-se relevante em meio às dancinhas do TikTok, às selfies e aos Reels do Instagram. Mas o que faz essa rede social ainda ser a queridinha de muita gente?

Em seus 16 anos de existência, o Twitter soube se reinventar, mas ainda assim, mantendo o seu caráter instantâneo. Entre as muitas vertentes comportamentais da rede do pássaro-azul, uma das que mais tem chamado a atenção são as famosas “threads”. Elas surgiram da necessidade de dar continuidade às narrativas contadas pelos usuários, em um momento em que os 280 caracteres já não pareciam o suficiente.

O fio da meada

Em um sentido literal, “thread” significa “fio”, que no contexto do Twitter, é uma forma dos usuários não perderem o “fio da meada” ao contarem suas histórias. A partir disso, as threads abrem um universo de possibilidades para a expansão de narrativas, sejam elas lineares ou não.

Como um episódio de uma série ou um capítulo de um livro, cada tweet funciona como uma espécie de chamariz de leitores, que se veem envolvidos pela narrativa. E quando o assunto é thread, o céu é o limite, pois você facilmente irá encontrar desde tweets de curiosidades sobre a Segunda Guerra Mundial até uma thread que compara os personagens de Breaking Bad com A Grande Família.

Uma análise comparativa digna de TCC

E as marcas?

Essa janela  infinita de possibilidades que transitam entre o humor, informação e curiosidades também vem chamando a atenção de algumas marcas, que enxergam nas threads uma nova forma de se comunicar com o seu público.

No ano passado, a Melissa utilizou a ferramenta para divulgar o lançamento de um novo produto. De forma descontraída e mais pessoal, a marca criou uma atmosfera de suspense gerando a expectativa do público.

Outra marca que também está sempre ligada nas tendências das redes sociais é a Netflix, que com certeza  não ficou de fora do universo das threads. A empresa as utiliza para divulgar os seus lançamentos, falar sobre séries, filmes e personagens que já estão em seu catálogo e muito mais. E claro, sempre com o seu jeito “Netflix de ser”.

Mesmo com os exemplos citados acima, as threads ainda são um potencial a ser explorado. Muito além de divulgar os seus produtos, as marcas podem utilizar as threads para trazer curiosidades, aproveitar os memes do momento, mostrar seus processos, contar a  história da marca e muito mais.

O Twitter de forma geral, é uma rede social que as marcas ainda precisam se arriscar mais. Já que a rede possui uma linguagem muito particular, carregada de humor, sagacidade e instantaneidade. O Twitter é sobre aproveitar o momento, entender as sacadas, e não ter medo de se aproximar do público e de inovar.

REFERÊNCIAS:

DA ROCHA, Gustavo Gomes Siqueira; NETO, Alberto Lopo Montavão; Argumentação nas Redes Sociais: Reflexões a partir de uma thread viral do Twitter. 2020.

PACETE, Luiz Gustavo. O potencial da thread na estratégia digital de marcas. 2019. Disponível em: <https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2019/01/21/agencias-apontam-o-potencial-da-thread-na-estrategia-digital.html> Acesso em 22 de abri. 2022.

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