Pré-carregamento

O Homem mais Rico da Babilônia

O Homem mais Rico da Babilônia

Um pequeno livro, com pouco mais de 150 páginas, escrito originalmente em 1926 e com lições que sobreviveram décadas e se sobressaem até hoje. Um dos clássicos de finanças mais antigo da história, sem dúvida, merece a sua leitura. Mas vamos lá, eu te conto um pouco da essência dessa história que está quase chegando ao seu centenário.

Bansir era um fabricante de carruagens da Babilônia que estava cansado de sua humilde vida. Percebia que ela passava rápido demais, enquanto ele ficava, na maior parte do tempo, escorado na mureta de sua oficina, vendo grandes carruagens de ricos passando com filas enormes de escravos.

Naquela época, nem mesmo o rei da Babilônia sabia onde seu ouro era gasto, a ponto de perguntar inúmeras vezes a seu chanceler:

—  Onde foi parar todo ouro que gastei nessas benfeitorias?

—  Temo que encontre nos bolsos de poucos homens ricos desta cidade.

Estes homens eram quem Bansir estava à procura. Não à procura do ouro, mas da sabedoria que eles carregavam.

Na época, Arkard era o homem mais rico da Babilônia, reconhecido até mesmo pelo rei. O rei pediu a Arkard que ensinasse os homens da Babilônia a enriquecer, e Bansir era um destes homens. Agora, deixo com vocês os ensinamentos trazidos por Arkad e que perpetuam até os dias de hoje. 

Ainda assim, indico firmemente que você leia um dos mais de 2 milhões de exemplares espalhados pelo mundo.

1) COMECE A FAZER SEU DINHEIRO CRESCER

Como? Pague-se mensalmente ao menos 10% das moedas que você ganha. Em pouco tempo você terá “um novo salário” com um montante de moedas que antes sumia sem nem mesmo você perceber.

2) CONTROLE SEUS GASTOS PARA APLICAR MAIS

Controle-se. Muitos gastos são supérfluos e nem sempre você precisa realizar aquele desejo.

3) MULTIPLIQUE SEUS RENDIMENTOS

Só guardar o dinheiro não é suficiente, mas não pense em buscar atalhos. 

“Ponha cada moeda para trabalhar de modo que possa reproduzir-se como algodão nos campos e trazer-lhe lucro, um rio de riqueza fluindo constantemente para dentro de suas bolsas”.

4) PROTEJA SEU INVESTIMENTO CONTRA PERDAS

Antes de colocar suas preciosas moedas em qualquer investimento, estude, investigue, entenda o que aquela empresa fará com suas moedas. 

“Consulte homens experimentados. Siga a opinião daqueles que lidam habitualmente com dinheiro.”

5) FAÇA DO LAR UM INVESTIMENTO LUCRATIVO

Não é para sair por aí largando todas suas moedas em investimento. Preste atenção na saúde da sua vida financeira. Ela lhe dirá até onde você pode ir sem se ferir.

6) ASSEGURE UMA RENDA PARA O FUTURO

A boa e velha palavra: aposentadoria. Garanta desde cedo um período confortável no futuro.

”Seja previdente quanto às necessidades de sua velhice e quanto à proteção de sua família”.

7) AUMENTE SEU CONHECIMENTO PARA GANHAR MAIS

Invista em si mesmo e tenha um objetivo. É deste modo que você o alcançará. 

 “Assim, o último e sétimo remédio para a falta de dinheiro é cultivar suas próprias aptidões, estudar e somar conhecimentos, tornar-se mais habilidoso e agir sempre respeitando a si mesmo. Dessa forma, adquirirá suficiente autoconfiança para realizar seus mais acalentados desejos”.

E então, depois dessas breves lições, você concorda que quase 100 anos se passaram,  mas as lições são atuais? Por isso, dê um passo por você e comece pelos primeiros passos: guarde 1 das 10 moedas que ganha e colha isso no futuro. 

O Homem mais Rico da Babilônia
Livro: O Homem mais Rico da Babilônia de George Samuel Clason
Limitações e dificuldades na vida de um social media
Postou 24 maio 2022

Limitações e dificuldades na vida de um social media

O quão prático é gerenciar as páginas do Instagram e Facebook dos clientes? Vivemos tempos onde a Meta, detentora das redes mais utilizadas na atualidade, nos “força” a utilizar sua ferramenta de postagens e agendamentos de conteúdo. Até aí, para postagens no feed, não há...

LEIA MAIS
“Albatross Soup”: Interesse E Engajamento Do Público
Postou 12 maio 2022

“Albatross Soup”: Interesse E Engajamento Do Público

Numa realidade tomada pelo digital, criadores de conteúdo e grandes marcas já entendem que não basta oferecer material visualmente agradável ou interessante. É preciso tornar seu produto ou serviço atraente para todos de uma forma diferente. E uma maneira de chamar atenção e conquistar seus...

LEIA MAIS
Envie isso para um amigo