Pré-carregamento

O efeito Gato de Botas: Como o sucesso do filme possibilitou novas adições a outras franquias?

O efeito Gato de Botas: Como o sucesso do filme possibilitou novas adições a outras franquias?
O efeito Gato de Botas: Como o sucesso do filme possibilitou novas adições a outras franquias?
Gato de Botas 2: O Último Desejo (2023) foi um sucesso inesperado.

“Gato de Botas 2: O Último Desejo” estreou em janeiro desse ano (2023), e foi um sucesso surpreendente.

O filme veio sem muito hype e conquistou várias críticas positivas e aprovação do público. 

O personagem já era famoso pela franquia Shrek, tendo seu primeiro filme solo em 2011, que teve uma resposta bem morna na época, então não se esperava muito da sequência, ainda mais após uma década inteira de ausência.

Provavelmente já sabendo desse desinteresse pelo personagem ao longo dos anos, a Dreamworks deu uma liberdade maior para os criadores serem criativos nessa sequência, dando uma nova vida a franquia. 

A animação segue um estilo bem dinâmico, similar ao do filme “Homem Aranha no Aranhaverso (2018)”. O humor de Gato de Botas 2 é muito bem executado, com alguns momentos mais sérios e dramáticos que fazem o filme brilhar ainda mais.

O efeito Gato de Botas: Como o sucesso do filme possibilitou novas adições a outras franquias?
Gato de Botas 2 possui um estilo de animação bem similar ao de Homem Aranha no Aranhaverso (2018).

A resposta do público foi muito positiva, Gato de Botas 2 conseguiu se manter bem nas bilheterias, mesmo competindo com o gigante de James Cameron, “Avatar – O Caminho da Água (2022).”

Outras franquias anunciam filmes

Com o sucesso de Gato de Botas 2, outras franquias infantis anunciaram filmes novos, inclusive abrindo a possibilidade de um Shrek 5, que vai contar com a participação do personagem felino. 

Foram anunciados recentemente pela rival Disney: “Frozen 3”, “Toy Story 5”, “Zootopia 2” e “Aladdin 2” (Live Action). Vale pensar que muitos desses filmes vem anos depois dos originais (Zootopia foi lançado em 2016).

Quantidade nem sempre é tudo

Puss In Boots Awww GIF - Find & Share on GIPHY
O icônico olhar do Gato de Botas em Shrek 2 (2004).

Quando pensamos em engajamento, muito se fala sobre timing, que é muito importante para manter uma marca ou franquia relevantes. Por exemplo, quando um filme faz muito sucesso, já se espera de imediato o anúncio de uma sequência (mesmo que a história esteja praticamente fechada).

E muitas franquias utilizam esse interesse do público para lançar sequências rapidamente, o risco dessa prática é a estagnação do produto, quando cada novo filme gera menos repercussão pela sua repetição e quantidade exaustiva.

Esse é o risco que várias franquias famosas sofrem no objetivo de gerar lucro continuamente.

Mas quando há um tempo para respiro, o interesse das pessoas pode ser renovado pela memória afetiva. 

Fazia mais de dez anos que Gato de Botas não aparecia nos cinemas, muitas pessoas cresceram e já se tornaram adolescentes ou jovens adultos nesse meio tempo, mas a nostalgia de terem assistido Shrek, Toy Story, Frozen e Gato de Botas quando jovens, possibilita que novos filmes dessas franquias sejam feitos e consigam muito sucesso entre todos os públicos (não apenas o infantil).

Tem um touro vermelho no meu estádio!
Postou 23 novembro 2023

Tem um touro vermelho no meu estádio!

O valor da estética histórica em paralelo com o novo panorama de mercado do futebol. Ah, meu amigo, se tem uma coisa que o futebol adora é uma boa polêmica, e a compra do Bragantino pela Red Bull foi como um soco na boca do adversário no meio da área: inesperado e deixando todo mundo de...

LEIA MAIS
Não há tempo a perder – de Amyr Klink.
Postou 7 novembro 2023

Não há tempo a perder – de Amyr Klink.

“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a...

LEIA MAIS
Fique por dentro!
Receba nossas últimas novidades por email.
Fique por dentro!
Receba nossas últimas novidades por email.
Você está inscrito!
Obrigado.
Obrigado.
Você está inscrito!
Envie isso para um amigo