Pré-carregamento

Mais que amigos, “friends”

Mais que amigos, "friends"

A importância da construção de relações genuínas no ambiente de trabalho

Quando alguém nos pergunta: “O que você faz da vida?”, nossa resposta automática tende a ser relacionada às nossas atividades no trabalho. Não que esse tipo de raciocínio não mereça uma análise mais profunda, mas dessa forma podemos observar que o trabalho é sim a atividade que mais permeia o nosso cotidiano e o nosso imaginário. Nesse contexto o trabalho se torna mais que uma parte de nossas vidas e sim uma extensão da nossa casa, onde convivemos com pessoas por vezes até mais que nossa própria família.

Construir relações genuínas com nossos colegas de trabalho, acaba facilitando o próprio trabalho mutuamente. Quando temos mais proximidade e amizade podemos usar de uma linguagem mais íntima e com menos filtros, até para pedir ou dar aquela ajuda marota e um “tapa” no layout. Nos aprimoramos com as habilidades individuais de cada um, compartilhadas pela liberdade que a amizade nos proporciona facilitando a realização de projetos em conjunto.

Sabe aquela coisa de que existem colegas e amigos? Obviamente as afinidades vão acontecer mais com uns ou com outros, porém a “tentiada” é livre né? Se rolou a tentativa de aproximação e não houve muita abertura, é importante que o respeito sempre impere para que essa mesma dinâmica continue acontecendo.

Segundo um estudo da Olivet Nazarene University para a revista Forbes com trabalhadores de escritório, 18% dos funcionários entrevistados não consideram nenhum de seus colegas amigos, ou seja, 82% das pessoas possuem pelo menos uma amizade verdadeira no âmbito profissional.

Conversando com pessoas de mais idade, podemos notar que, há uns 20 anos, as amizades no trabalho eram mais cultivadas, principalmente pelo fato de que naquela época o mercado e as profissões não eram tão diversificados como hoje. Por conta disso as empresas eram maiores, com mais setores e mais trabalhadores, que promoviam mais confraternizações consequentemente.

Em uma conversa com o sr. Ivanor Casagrande (meu pai), que trabalhou por 25 anos em uma grande empresa do ramo gráfico, pude concluir que os maiores êxitos da empresa derivaram desse sentimento de união da equipe em prol de uma mesma causa que foi promovido pelos diretores.

Jantas com as famílias, excursões e jogos de futebol acabaram fomentando grandes amizades e uma razão a mais de ir para o trabalho: estar com as pessoas que mais gostam.

Mais que amigos, "friends"
Foto do time da empresa no ano de 2000 no campeonato dos gráficos da região. (Seu Iva, primeiro em pé, da esquerda para direita)

Podemos também destacar as diferenças de geração, com relações mais fixas tanto socialmente quanto profissionalmente, em que era corriqueiro passar mais de 15-20 anos na mesma empresa, algo que hoje já não é comum.

Trabalhar com amigos, torna o clima mais agradável, o ambiente mais leve e consequentemente a criatividade (principalmente no nosso caso) flui mais livremente. Mas obviamente toda essa edificação precisa ser construída e isso demanda um certo empenho. Tolerância, abertura e iniciativa são pilares desse exercício pois dificilmente as coisas vão simplesmente acontecer.

Hoje vivemos em uma realidade totalmente diferente com a pandemia do corona vírus, em que o trabalho não virou uma extensão de nossa casa, mas sim a nossa casa literalmente. Felizmente temos a ocasião de estarmos conectados 24 hrs por dia com nossa equipe e é de suma importância que os laços sejam reforçados mesmo que com a distância nem que seja por uma simples mensagem de bom dia (com tesão).

Não podemos aqui achar que esse ambiente de amizade vai acontecer em todas as situações em todas as empresas, mas não temos como negar os benefícios dessa parceria com a equipe. Que possamos cultivar sempre mais essas relações para que as mesmas durem para muito além da aposentadoria.

Meus amigos
Quando me dão a mão
Sempre deixam
Outra coisa
Presença
Olhar
Lembrança-calor
Meus amigos
Quando me dão
Deixam na minha
A sua mão.”

Paulo Lemisnki
Mais que amigos, "friends"

https://forbes.com.br/carreira/2018/10/5-maneiras-de-construir-boas-amizades-no-trabalho/

Status: Comprometido com o cliente
Postou 27 setembro 2021

Status: Comprometido com o cliente

Hoje escrevo sobre as relações que criamos com nossos clientes. Relações que levamos muito a sério, pois as sensações e experiências tornam tudo mais produtivo e trazem resultados positivos. Afinal, é ótimo viver com uma pessoa que torce por você, que dá apoio e colo, que é solidária e...

LEIA MAIS
Tá animado? A gente tá!
Postou 24 agosto 2021

Tá animado? A gente tá!

Promova sua marca através das animações Seja nas telas de computadores ou de smartphones, a interatividade de interfaces animadas desempenha um papel crítico em orientar como um usuário descobre e se envolve com marcas ou produtos de forma intuitiva. Criar conteúdo com a utilização de...

LEIA MAIS
Envie isso para um amigo