Você já se apaixonou por uma marca? Seja pela estética dos produtos e/ou redes sociais, pelo conteúdo, ou, simplesmente, pela forma que a marca comunica e conversa com o cliente. Se já passou por essa experiência, saiba que essa marca/empresa significa uma Lovemark para você! Pois é, o fato de você se apaixonar por uma marca e abrir um espaço no seu coração para ela, é o que a torna uma Lovemark.
Com o passar dos anos, as marcas perceberam que adotar posturas frias com os seus públicos não traziam tantos resultados, afinal, pessoas precisam de emoções, precisam se conectar com a marca e estabelecer uma relação de confiança para ser fiel a ela. E nada melhor do que criar um ambiente de proximidade com o cliente para se tornar uma marca adorada pelo público, despertando paixão no consumidor. E isso é muito mais do que lançar um produto “adorável”, é se apresentar como uma marca realmente adorável.
Para Kevin Roberts (2004), criador do conceito Lovemark, envolver afeto nas relações com o consumidor é uma atitude óbvia, já que o ser humano é programado para sentir amor: “as lovemarks fazem sentido de imediato. Cada pessoa com quem lidamos é um ser humano emocional, embora as pessoas só vejam números. Alvos. Estatísticas.” Segundo Roberts (2004, p. 70) o que diferencia uma marca comum de uma lovemark são basicamente 12 pontos fundamentais, relacionados no quadro comparativo abaixo:
Comparativo Marca X Lovemark
MARCA | LOVEMARK |
Informação Reconhecida pelos consumidores Genérica Apresenta uma narrativa Promete qualidade Simbólica Definida Declaração Atributos definidos Valores Profissional Agência de Publicidade | Relacionamento Amada pelas pessoas Pessoal Cria uma história de amor Tem um toque de sensualidade Icônica Infundida História Envolve mistério Espírito Passionalmente criativa Companhia de ideias |
Mas, afinal, qual a importância de ser Lovemark? E como as marcas conquistam esse espaço em nossos corações? Primeiro: construir um relacionamento estrategicamente afetivo com o público abre canais de comunicação direta, o que possibilita ouvir e entender o que o público procura. Passo super importante para desenvolver ações mais assertivas e fidelizar o cliente. A linha de um bom relacionamento entre empresa e cliente é tênue, e a eficácia desta relação requer uma atenção singular. O que nos leva ao segundo ponto: não há receita ou manual de instruções para se tornar empresa amada, há uma série de pequenos fatores a serem trabalhados, o único fato é que você precisa oportunizar experiências.
Com o boom das redes sociais nos últimos anos, esse espaço se tornou muito propício para criar experiências singulares, já que a internet tem como fortes características a velocidade e a instantaneidade na troca de informações, possibilitando a voz ativa da empresa e do público. Marcas como Netflix e Nubank, trabalham com excelência ações de relacionamento estratégico no ambiente digital, refletindo o posicionamento das marcas, por meio do atendimento personalizado ao cliente.
Linguagem acessível (e a cara do público) e muita interação:




Ao conectar o conceito de Lovemaks com as redes sociais é possível obter a fórmula perfeita de um bom relacionamento estratégico no ambiente digital, pois a marca já está inclusa no cotidiano do público e, ainda, possibilita a interação, troca de informações e a familiaridade com o seu cliente de maneira mais rápida. Afinal, se sentir reconhecido, acolhido e parte da empresa é tudo que o cliente procura. ♥