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Inteligência Artificial: A Revolução No Meio Publicitário

Inteligência Artificial: A Revolução No Meio Publicitário

As inteligências artificiais têm revolucionado o mundo da publicidade, com impacto direto nas áreas de redação e design. Nesse contexto, duas ferramentas se destacam: o Midjourney e o ChatGPT. Ambas utilizam algoritmos de aprendizado para gerar imagens e textos que podem ser facilmente adaptados às necessidades das campanhas.

O Midjourney é uma plataforma de criação visual, automatizada através do aplicativo Discord, que utiliza inteligência artificial para gerar imagens personalizadas sob demanda. Ele permite que o usuário crie dentro de infinitas possibilidades, reduzindo o tempo necessário para desenvolver materiais específicos. Para isso, ele utiliza um banco de imagens e modelos que são alimentados com informações, a partir das imagens que são geradas. 

O processo de geração neste sistema é simples: basta descrever detalhadamente a imagem, incluindo ambientação, iluminação, fundo e até mesmo estilo – ilustração, fotografia, pintura, vetor, entre outros –  e o Midjourney lhe concederá quatro opções de imagens, onde você pode optar por ampliar uma delas – ou todas. 

O importante neste processo é saber identificar as características principais da imagem que pretende gerar.

Já o ChatGPT é uma plataforma que gera textos, com base em um treinamento de uma enorme quantidade de dados textuais. Ele utiliza a tecnologia de processamento de linguagem natural, para gerar textos com uma qualidade semelhante à produzida por humanos. 

Para utilizar o Midjourney e o ChatGPT corretamente é importante seguir alguns passos. Primeiramente, é necessário definir claramente o objetivo da campanha publicitária, identificar o público-alvo e a mensagem a ser transmitida. A partir daí, pode-se começar a trabalhar nos sistemas, sempre procurando se comunicar da maneira mais clara possível – pois a inteligência artificial interpreta e gera a partir das informações cedidas pelo usuário. 

Além disso, é importante salientar que a inteligência artificial não substitui o trabalho humano. Embora essas ferramentas sejam eficientes e possam acelerar o processo de criação de materiais publicitários, é importante que os profissionais de marketing e designers trabalhem em conjunto com as ferramentas para garantir que o resultado final esteja alinhado com as expectativas da empresa.

Algumas dicas importantes para adequar a inteligência artificial em seus trabalhos publicitários são:

  1. Entenda as capacidades e limitações da inteligência artificial: para utilizar as ferramentas de inteligência artificial em sua campanha publicitária, é importante que você entenda o que elas podem fazer. Compreender as capacidades e limitações dessas ferramentas ajudará a identificar quais tipos de tarefas elas podem – ou não – desempenhar com mais eficiência.
  1. Defina claramente os objetivos da campanha: entenda qual é a mensagem que você quer transmitir e qual é o público que será impactado. Essa reflexão irá facilitar no desenvolvimento de uma descrição mais precisa na hora de utilizar os sistemas.
  1. Escolha as ferramentas de inteligência artificial corretas: existem várias ferramentas de inteligência artificial disponíveis no mercado, cada uma com suas próprias funcionalidades. É importante escolher as ferramentas corretas para a tarefa que você está tentando executar. Por exemplo, caso precise criar imagens personalizadas, pode optar pelo Midjourney. Para gerar textos, pode usar o ChatGPT.
  1. Personalize seus materiais publicitários: embora as ferramentas de inteligência artificial possam gerar imagens e textos com rapidez, nem sempre os materiais suprem as expectativas da descrição, então é importante que você personalize o conteúdo para torná-lo único e mais próximo de sua necessidade.

Confira alguns materiais que o Panda desenvolveu, utilizando Inteligência Artificial (Midjourney):

Inteligência Artificial: A Revolução No Meio Publicitário
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*Lembrando que, o Midjourney fornece uso comercial de todas as imagens geradas por usuários assinantes.

E aí, o que achou das dicas? Fique ligado para as próximas dicas culturais do Panda!

Júlia Massenz – Diretora de Arte.

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