Pré-carregamento

Inteligência Artificial (IA) para Designers

Inteligência Artificial (IA) para Designers

Ferramentas de IA para auxiliar seu fluxo de trabalho de design

A ascensão da Inteligência Artificial (IA) ​​foi acompanhada por muito hype e medo. 

Algumas pessoas estão empolgadas com as possibilidades que a tecnologia traz de transformar completamente a indústria criativa, enquanto outras estão preocupadas com a possibilidade de terem seu trabalho totalmente substituído. 

A realidade é que a revolução da IA não é só um hype, e não está apenas no futuro, está acontecendo agora. 

Mas afinal, a IA pode substituir o papel de um designer no local de trabalho? Ou simplesmente mudará o meio em que interagimos com o design? 

Neste artigo, exploro as possibilidades atuais da IA ​​no campo do design e o impacto que ela tem em nosso processo de criação.

Como os designers podem se preparar

Como designer ou alguém que trabalha na área, é importante manter-se sempre informado sobre os últimos desenvolvimentos técnicos e como eles podem afetar sua carreira e o campo como um todo. 

Estamos no início de uma nova onda de inovação com IA e precisamos estar preparados para que esses novos serviços auxiliem nosso processo criativo. E isso começa com a compreensão de como usar ferramentas de IA em diferentes estágios de seu próprio fluxo de trabalho para obter melhores resultados e com menos esforço.

Resumidamente, o processo de design envolve várias etapas, desde a criação de ideias, wireframing, criação de mockups e, em seguida, o desenvolvimento. E já existem ferramentas de IA que se encaixam em cada uma dessas partes do processo.

Brainstorm e criação de ideias

A IA está ajudando a tornar o processo de design mais eficiente e intuitivo. Não é mais necessário começar do zero ao criar soluções. Em vez disso, as ferramentas baseadas em IA podem ser usadas para ajudar os designers a fazer um brainstorming e gerar ideias rapidamente. 

As ferramentas de IA podem coletar dados de design, pesquisar bancos de dados e fornecer análises e interpretações em tempo real, ajudando a reduzir o tempo gasto em cada projeto e trazer mais criatividade para o mix.

Por exemplo, se o seu processo de concepção precisa ser mais baseado em estilo específico, você pode aproveitar ferramentas como Dall-e, Midjourney ou Adobe Firefly. Com essas ferramentas, você pode fornecer prompts de texto que a IA analisa e utiliza para produzir algumas imagens do que a ferramenta pensa que você quer dizer. 

Um exemplo prático: com o prompt: “um panda escrevendo um artigo no computador no estilo da Disney”, Midjourney criou estes resultados:

Inteligência Artificial (IA) para Designers

O resultado desses prompts geralmente ainda são bastante brutos e mal finalizados, portanto, você provavelmente não conseguirá criar uma cena ou design inteiro com base neles, mas os resultados fornecem um bom ponto de partida para a geração de ideias e a visualização do tema que você está tentando criar. 

Como você pode ver, as ferramentas criam ótimos pontos de partida que podem inspirar um layout específico que você talvez não tenha considerado antes.

Criação de conteúdo

Depois de criar o design, você provavelmente vai querer começar a preenchê-lo com conteúdo real. Existem muitas ferramentas de IA que auxiliam na produção de conteúdo. 

Claro, as mais populares são aquelas que, de fato, produzem textos. Para isso, você pode aproveitar ferramentas como Copy AI, Jasper, GPT-3 ou também a Clarice.ai, focada para o público brasileiro.

Essas ferramentas permitem que você descreva qual tipo de conteúdo você precisa e elas irão gerar um texto envolvente e ajustado às suas necessidades.

Desenvolvendo com IA

Quando estiver satisfeito com seus designs, você pode querer desenvolver seu produto com IA também. Se você gosta de programar, então você pode experimentar o GitHub Copilot.

O GitHub Copilot é uma ferramenta de sugestão de códigos que se integra no seu editor e tenta ajudá-lo a escrever seu código em tempo real. Dessa forma, ela ajuda os profissionais da área a escreverem de forma mais rápida e menos trabalhosa. 

O resultado do trabalho do designer com auxílio de IA

A capa deste post, assim como os materiais desenvolvidos para divulgação em redes sociais, foram criados com o uso de ferramentas IA. 

Depois de diversas interações com o Midjourney e diversos ajustes, foi possível chegar a três ilustrações que serviram de base para a criação do Panda no mundo da IA:

Inteligência Artificial (IA) para Designers
1. Patas utilizadas. 2. Corpo utilizado. 3 Rosto utilizado.

O resultado final com ajustes finos na ilustração e mais a diagramação do layout você pode conferir na imagem abaixo: 

Inteligência Artificial (IA) para Designers

Os designers precisarão se adaptar e aprender a trabalhar com IA

Como vimos nos exemplos demonstrados, estamos vendo uma grande mudança na forma de como os designers estão trabalhando. Já está claro que a maior parte do trabalho de mover píxeis de um lado para o outro será automatizada.

Respondendo à pergunta inicial, atualmente a IA está auxiliando designers como um assistente, em vez de substituir a criatividade e a intuição humanas. De certa forma, a IA é mais parecida com um parceiro criativo que facilita o processo para o designer.

Bônus: 

Já existem várias ferramentas de IA disponíveis para utilizar e neste link você pode conferir um compilado de ferramentas focadas em Design, Arte, Criação de Conteúdo, Marketing e Programação: 

https://www.toools.design/ai-tools-for-designers-and-marketing

David Bowie – O Camaleão Do Rock
Postou 9 abril 2024

David Bowie – O Camaleão Do Rock

Hoje venho com uma recomendação um pouco diferente do usual aqui do Panda. Não é um livro, filme ou série individual, mas a obra completa de um dos artistas mais influentes de sua geração, o cantor/ator/pintor/produtor e compositor britânico David Bowie. 👨‍🎤👩‍🎤 Considerado uma lenda da...

LEIA MAIS
Michael Cera e a CeraVe – uma fusão que se encaixou perfeitamente
Postou 2 abril 2024

Michael Cera e a CeraVe – uma fusão que se encaixou perfeitamente

Muita gente foi pega de surpresa durante o Super Bowl 2024, um dos maiores eventos esportivos dos Estados Unidos, quando a marca CeraVe anunciou uma campanha bem  engraçada e inusitada com o ator Michael Cera. Conhecido por filmes como Juno (2007), Superbad (2008), Scott Pilgrim Contra...

LEIA MAIS
Fique por dentro!
Receba nossas últimas novidades por email.
Fique por dentro!
Receba nossas últimas novidades por email.
Você está inscrito!
Obrigado.
Obrigado.
Você está inscrito!
Envie isso para um amigo