Pré-carregamento

Gatilhos Mentais: Palavras estratégicas que geram interesse

Gatilhos Mentais: Palavras estratégicas que geram interesse

Gatilhos mentais não são utilizados apenas em estratégias de marketing, esse termo – que está relacionado às palavras que facilitam nossa tomada de decisão –  vive entre nós há muito tempo. 

Em todos os momentos do nosso dia, desde que acordamos, estamos constantemente tomando decisões. Muitas dessas escolhas acabam passando despercebidas, mas até para levantar da cama nosso cérebro enfrenta um turbilhão de possibilidades. 

Esse excesso de escolhas pode levar à fadiga de decisão, porque temos um estoque finito de energia para lidar com isso. Então, para poupar você, o seu cérebro toma decisões por conta própria, sem chegar ao seu consciente. 

Essas decisões que tomamos, em nosso subconsciente, são os famigerados gatilhos mentais. Eles fazem parte da psicologia, cuja compreensão é a chave para o sucesso de qualquer negócio. Todos os seres humanos possuem estímulos e motivações parecidos que, quando ativados, conduzem para a ação.

Agora que entendemos o que são os gatilhos mentais, vamos ponderar sobre as melhores formas de como aplicá-los.

O primeiro passo é conhecer e compreender seus clientes para saber como influenciá-los. 

O próximo passo será descobrir quais são os gatilhos mentais existentes e que podem ser aplicados à sua estratégia. Confira alguns exemplos de gatilhos: 

Escassez: Induz a ideia de “não posso perder”. Exemplo: “Apenas um item em estoque”;

Urgência: Induz o “agora ou nunca”, relação com tempo. Exemplo: “Só hoje”;

Autoridade: Induz superioridade na mente do cliente. Exemplo: “Confie em quem mais sabe do assunto”;

Prova Social: Induz a necessidade de pertencer a grupos, tomar atitudes que muitos fazem. Exemplo: “Entre nessa onda você também”;

Antecipação: Induz expectativas, curiosidade, ansiedade. Exemplo: “Vem aí! Prepare seu coração!”;

Novidade: Induz curiosidade, motivação a mudanças, forte ligação com tecnologia e inovação. Exemplo: “Novo produto imperdível. O futuro está aqui”;

Relação Dor x Prazer: Induz o “evitar” dificuldades, incômodos, problemas e buscar a satisfação com soluções fáceis. Exemplo: “Evite dor de cabeça. Adquira já nosso produto e melhore sua vida!”.

Como vimos acima, o impacto que um conteúdo pode ter na decisão de escolha das pessoas é muito grande. Independente da forma e mídia, o jeito de compôr o texto faz muita diferença na conversão.

Usar uma linguagem mais direta e apostar em algum gatilho mental são ótimas formas para que um cliente em potencial prefira você a um concorrente. Por isso, o copywriting precisa ser pensando em cada detalhe. 

Mesmo sendo um texto curto, este pode conter alto teor de convencimento. Porém, não se engane, o fato de ter pouco texto não torna o trabalho mais fácil e rápido. Isso porque o desenvolvimento de um texto, independente do seu tamanho, leva em consideração diversos fatores. Com isso em mente, separamos algumas dicas rápidas para facilitar seu desenvolvimento: 

1. Tenha sempre sua persona em mente. Compreenda seu público e imagine a forma como você quer impactar seu público.

2. Use verbos de ação no call-to-action.

3. Desenvolva bem as palavras-chave que optou utilizar.

4. Conheça bem seu produto ou serviço.

5. Instigue seu público-alvo a resolver um problema. 

6. Use “você” sempre que possível, para desenvolver uma proximidade com o leitor.

Assim fica mais fácil, né? Se gostou desse conteúdo, siga a gente nas redes sociais e fique ligado em mais dicas do mundo da publicidade!

As melhores campanhas de Dia das Mães para você se inspirar!
Postou 6 maio 2024

As melhores campanhas de Dia das Mães para você se inspirar!

O conteúdo do Dia das Mães pode ser muito igual e genérico, espera-se que o amor de mãe seja tão grande que qualquer coisa acaba sendo aceita. Mas não é bem assim! Acreditamos que as mães do mundo todo merecem muito mais carinho e criatividade, apenas um bombom e um abraço não é o...

LEIA MAIS
Meta – Copia, só não faz igual
Postou 6 maio 2024

Meta – Copia, só não faz igual

Recentemente o Meta anunciou a possibilidade de colocar carrosséis nos reels do Instagram, uma função já disponível no TikTok. Como diria a expressão: “Quem não tem cão, caça com gato”. Isso se aplica muito bem no modo como o Meta (Facebook/Instagram) age com outras plataformas...

LEIA MAIS
Fique por dentro!
Receba nossas últimas novidades por email.
Fique por dentro!
Receba nossas últimas novidades por email.
Você está inscrito!
Obrigado.
Obrigado.
Você está inscrito!
Envie isso para um amigo