Pré-carregamento

Tênis e o clichê dos esportes

Tênis e o clichê dos esportes

Hoje um papo leve, brincando com aquele velho clichê, o de comparar esporte com a vida fora dele, seja pessoal ou profissional. Pois é, vira e mexe e a gente esbarra nesse tema.

Este tipo de comparação muitas vezes faz sentido, já que no esporte a gente lida com uma janela muito grande de emoções, que vai da decepção à glória, em poucos segundos. Isso é o bonito do esporte e também da vida.

Tudo começou em um ano muito atípico (com o perdão da simplificação) que foi 2020.

Estávamos todos a meses sem contato com nossas rotinas. Os exercícios e práticas esportivas também estavam muito abaixo na escala de prioridades.

Eis que um esporte se tornou possível, justamente pela distância entre os jogadores e o baixíssimo ou nulo contato físico que o jogo oferece, nascia ali um apaixonado pelo tênis.

Abaixo, alguns aspectos para entender o esporte.

O Jogo

Tênis em si, é muito simples: jogue a bolinha para o outro lado da rede, usando uma raquete, fazendo com que a mesma dê dois quiques no chão, feito, ponto seu!

Beleza, fácil então né…

Infelizmente não é tão simples.

O fator que mais diferencia o tênis de outros esportes é que você tem que acertar uma bolinha em movimento, utilizando um segundo instrumento, a raquete.

Essa relação de bater em um objeto utilizando outro, já causa uma dificuldade enorme e é uma fábrica de frustração para o iniciante.

Primeira lição: tu vai penar muito

Para aprender! Vai precisar repetir e repetir de novo, milhares de vezes aquele movimento de batida na bolinha, até achar um padrão que te sirva para que você cometa menos erros.

Então digo a verdade: todo tenista, amador ou profissional, é um guerreiro teimoso!

Tênis e o clichê dos esportes

O Saque

É comum dizer que este é o único momento em que o tenista tem uma amostra de controle sobre a situação. O momento do saque, em uma partida, te coloca na primeira batida na bola e nesse momento você escolhe de fato onde vai colocá-la, com qual força, com qual efeito. 

O saque em si é um movimento bem complexo e demora muito para aprimorar. Nessa hora o jogador toma seu tempinho, faz sua “routine”, respira fundo, tenta relaxar… tudo isso para tentar ao máximo criar o seu próprio ambiente seguro e executar a batida da forma mais precisa possível. É nesse momento que temos os mais belos memes de jogadores com comportamentos estranhos, tudo para criar o seu momento de concentração.

Tênis e o clichê dos esportes

A lição é: o dia a dia é um conjunto de acontecimentos que fogem do nosso próprio controle, então quando for a nossa vez, vale a pena respirar fundo, contar até 10 e se possível, criar aquele momento seguro para si.

O Adversário

Agora sim, o maior clichê de todos. O adversário é você mesmo!

Mas o que vou fazer se é isso que acontece de verdade?!

Em uma partida onde tudo é tão complexo, metódico e com muitas repetições de movimentos, acaba vencendo aquele jogador que errar menos.

É uma boa manter um certo equilíbrio entre expectativa e realidade.


Ou seja, o erro vai acontecer, diversas vezes, mais do que gostaríamos, só que o trunfo é não deixar isso subir à cabeça, e rapidamente voltar à concentração do jogo e aquilo que você treinou por incontáveis horas.

O papel do adversário é botar a bolinha pro nosso lado da quadra e do jeito que ela vier a gente precisa bater de volta.

Essa mentalidade, por mais simples que seja, te deixa o tempo todo focado, pronto para responder infinitas vezes.

Por hoje é isso, uma breve brincadeira com o clichê da analogia “Esporte X Vida”, de um cara que é apaixonado por esportes e que recomenda, para todo mundo, praticar qualquer um deles.

David Bowie – O Camaleão Do Rock
Postou 9 abril 2024

David Bowie – O Camaleão Do Rock

Hoje venho com uma recomendação um pouco diferente do usual aqui do Panda. Não é um livro, filme ou série individual, mas a obra completa de um dos artistas mais influentes de sua geração, o cantor/ator/pintor/produtor e compositor britânico David Bowie. 👨‍🎤👩‍🎤 Considerado uma lenda da...

LEIA MAIS
Michael Cera e a CeraVe – uma fusão que se encaixou perfeitamente
Postou 2 abril 2024

Michael Cera e a CeraVe – uma fusão que se encaixou perfeitamente

Muita gente foi pega de surpresa durante o Super Bowl 2024, um dos maiores eventos esportivos dos Estados Unidos, quando a marca CeraVe anunciou uma campanha bem  engraçada e inusitada com o ator Michael Cera. Conhecido por filmes como Juno (2007), Superbad (2008), Scott Pilgrim Contra...

LEIA MAIS
Fique por dentro!
Receba nossas últimas novidades por email.
Fique por dentro!
Receba nossas últimas novidades por email.
Você está inscrito!
Obrigado.
Obrigado.
Você está inscrito!
Envie isso para um amigo