“Hey, you wanna come in?” É com as palavras de Felix na música Back Door do Stray Kids, que eu convido você para conhecer o universo do K-pop, caso ainda não esteja nele.
Nossa viagem cultural começa lá na Coreia do Sul de 1990, quando o país passava por uma crise financeira. Para promover um resgaste à identidade nacional e também impulsionar o turismo, o governo resolveu investir pesado na cultura local.
Como resultado, surgiu o K-pop, um gênero musical que combina elementos do pop, hip-hop, R&B, EDM, rock e também música tradicional coreana. Essa mistura de gêneros, aliada à dedicação dos artistas, foi o tempero especial que fez o gênero não só conquistar os coreanos, mas como o mundo todo.
O resgate à identidade nacional ficou conhecido como Hallyu, a Onda Coreana. Ele está presente também no cinema, moda, gastronomia, seriados e muitas outras formas de entretenimento.
O ingrediente especial
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A música God’s Menu do Stray Kids é uma ótima forma de traduzir o que é o K-pop. Como uma metáfora à culinária, o grupo expressa a sua habilidade em criar e servir um som inovador e único.
E é essa a essência, o tempero especial do K-pop! Eles não têm medo de misturar, sonoridades, inovar e explorar novos ritmos para criar o seu menu dos deuses.
Traçando um paralelo com a publicidade, é por meio da mistura de referências, que se cria algo único e inovador. Abrir a mente para novas ideias e caminhos é o que pode fazer uma campanha ou uma marca se destacar.
Para abrir esses novos caminhos, a indústria do K-pop criou o seu próprio jogo. Na Coreia, os grupos são formados por agências de entretenimento que selecionam cuidadosamente os membros por meio de audições e treinam eles por anos antes de debutarem.
Os chamados trainees passam por diversos tipos de treinamento como aulas de canto, dança e idiomas. Tudo para executarem com maestria todas as suas habilidades. Dentro de um grupo, existem algumas posições pré-estabelecidas, como: líderes, vocais, rappers, dançarinos, visuais, etc.
As posições nem sempre são fixas e podem variar conforme a evolução do grupo. Além disso, vale destacar, que mesmo com a interferência das agências, ainda existem grupos que compõem e produzem suas próprias músicas, como o próprio Stray Kids, BTS, Seventeen e (G)I-dle.
Com isso, o K-pop mostra que é por meio da união de habilidades e particularidades de cada idol que nasce um grande grupo. Assim como na publicidade, que para a criação de uma campanha, é preciso do atendimento, planejamento, redatores, designs, diretores de arte, etc.
O instigante storytelling
Além das músicas e coreografias que cativam o público, outro espetáculo à parte são os comebacks no K-pop, que acontecem quando um grupo lança, geralmente depois de um período de “pausa”, um single e/ou um álbum novo.
Esses lançamentos vêm geralmente acompanhados de MVs, os famosos videoclipes. Com grandes produções, os MVs carregam conceitos e histórias diferenciadas que instigam o público a criar teorias e também copiar as coreografias e a estética.
Com a criação de conceitos a cada comeback, os grupos têm a possibilidade de se reinventar, explorando novos gêneros e estilos tanto na estética quanto na sonoridade.
Os comebacks são eventos muito aguardados pelos fãs e pela indústria da música em geral, pois representam uma oportunidade para os grupos mostrarem seu crescimento e evolução artística.
Portanto, muito mais do que apenas um lançamento musical – são um espetáculo completo, que envolve produções visuais e sonoras incríveis, além de uma grande estratégia de marketing por parte das agências e dos próprios fãs, que ajudam a divulgar e promover o lançamento em todo o mundo.
Assista ao MV de Maniac do Stray Kids para ter um gostinho de como é um comeback:
O que a publicidade pode aprender com o K-pop
O sucesso do K-pop é inegável, e uma das razões para isso é a sua capacidade de se reinventar constantemente, criando novos conceitos e estilos. A indústria publicitária pode se inspirar nessa mentalidade para inovar e crescer, sem medo de explorar novas perspectivas.
Assim como no K-pop, a publicidade precisa estar sempre atenta às tendências e inovações do mercado, e estar disposta a experimentar novas abordagens. Isso pode incluir a adoção de novas tecnologias, como a realidade aumentada e a inteligência artificial, ou a criação de campanhas publicitárias com uma narrativa mais complexa e envolvente.
Com o uso de técnicas como o storytelling e o design gráfico, é possível criar projetos que sejam verdadeiras obras de arte e que geram engajamento e interação com o público. Como um verdadeiro comeback, recheado de enredos, conceitos e reinvenções.