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Como funciona o rebranding de franquias de cinema?

Como funciona o rebranding de franquias de cinema?

“Se sangra, então podemos matá-lo”.

Essa é a icônica frase de Arnold Schwarzenegger no filme “Predador” (1987), dirigido por John McTiernan.

O filme reunia alguns dos maiores atores do cinema de ação da década de 1980, como Carl Weathers, Bill Duke e Jesse Ventura, no papel de militares em uma selva na América do Sul, caçados por uma perigosa presença alienígena.

Algo interessante sobre essa trama é como ela subverte os clichês do cinema de ação da época, em que homens musculosos resolviam tudo sozinhos com armas e força bruta. 

Como funciona o rebranding de franquias de cinema?

Pôster do primeiro filme.

Em Predador, os astros de ação, mesmo em sua montanha de músculos, eram apenas vítimas para o monstro que os caçavam.

O único modo de sobreviver era usar a inteligência, por meio de armadilhas e reconhecendo as fraquezas do monstro.

O filme logo se tornou um clássico, com pitadas de ação, ficção cientifica, e até mesmo um pouco de terror.

As sequências 

Com o sucesso do primeiro filme, obviamente vieram as sequências. Em 1990, foi lançado “Predador 2: A Caçada Continua”, dessa vez trocando o cenário da floresta pela selva de concreto de Los Angeles, no futuro distópico de 1997!

“Predador 2” estava bem abaixo do primeiro filme, mas ainda foi importante para expandir significativamente a mitologia do alienígena. Inclusive, em uma das cenas, é possível ver um crânio de um Xenomorfo (da franquia Alien) na nave do Predador.

Essa foi uma brincadeira feita pelo departamento de arte do filme que acabou criando um grande crossover, houve vários quadrinhos e games de Alien vs Predador, que mostravam essa possível luta.

“Alien Vs Predador” fez uma bilheteria decente, mas teve criticas bem negativas entre críticos e fãs, que consideraram o filme bem medíocre.    

Como funciona o rebranding de franquias de cinema?

Alien vs. Predador foi lançado em 2004.

Houve uma sequência em 2007, intitulada “Alien Vs Predador 2”, que teve uma repercussão totalmente negativa, é considerado por muitos fãs o pior filme da franquia.

Em 2010, o filme Predadores tentou salvar a franquia ao retornar a um cenário de selva e um grande elenco com atores famosos, mas também falhou em ganhar muito reconhecimento ou reações positivas. Já houve uma tentativa de rebranding aqui, que acabou não tendo muitos resultados.

A tentativa falha de revitalizar a franquia

Em 2018, houve a segunda tentativa de rebranding (talvez mais desastrosa ainda), o filme “O Predador”, trouxe até o mesmo roteirista do filme original, mas acabou pecando ao colocar muito humor e tramas paralelas sem sentido.

Parecia tudo perdido para essa franquia, já houveram várias maneiras de trazer o monstro de volta ao spotlight, mas todas fracassaram de uma maneira ou de outra.

Apesar de tudo isso, uma última tentativa ocorreu em 2022, e dessa vez, conseguiu ser bem sucedida.

A segunda (e bem sucedida) tentativa. 

Como funciona o rebranding de franquias de cinema?

O Predador: A Caçada trouxe a franquia de volta aos eixos. 

“O Predador: A Caçada” decidiu levar a franquia de volta ao básico. A estratégia esperta aqui foi retornar a simplicidade do primeiro filme, em que os personagens precisavam usar a inteligência para derrotar o Predador, algo que muitas sequências pareciam não entender.

A lição que podemos aprender aqui é: entenda o seu público-alvo!

Algumas sequências de Predador tentaram complicar algo que era muito simples. O que atraiu o público no primeiro filme não foram apenas os músculos, os efeitos especiais e a mitologia do monstro. Foi a simplicidade da trama e o modo inteligente como ela foi contada, é a história de Davi e Golias, um inimigo invencível derrotado não pela força, mas pela inteligência. É algo que todos podem entender, um conceito global.

Se você entender o que o seu público-alvo quer, isso vai te ajudar muito a encontrar a abordagem certa.

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