Pré-carregamento

A influência dos Animes no Marketing Japonês

A tendência Pet Friendly

O anime é parte essencial da cultura japonesa, não apenas como um entretenimento, mas como uma ferramenta de marketing e movimentador econômico do país.

É bem comum ver produtos temáticos de Pokémon, One Piece, Dragon Ball e outras franquias famosas.

Qualquer item que você possa imaginar tem um equivalente com o tema de animes, seja barbeadores, comidas, travesseiros, chaveiros, etc.

Até mesmo os metrôs são decorados com adesivos de animes.

Também é possível ver esculturas gigantes de Mechas (subgênero com robôs gigantes pilotados) como Gundam e os EVAS de Evangelion pelas ruas.

Ou seja, é uma importante forma de movimentar a economia do Japão, não apenas internamente, mas internacionalmente, considerando que animes e mangás são amplamente consumidos pelo mundo todo.

Estima-se que foram faturados cerca de R$ 122 bilhões em marketing de animes no ano de 2020, segundo dados de uma reportagem feita pelo Fantástico/Globo.

Esse tipo de branding também ocorre fortemente em outros lugares, basta ver marcas como Marvel e Star Wars, que ultrapassam as barreiras do cinema e estão presentes em todos os lugares.

No caso do Brasil, a Turma da Mônica e os personagens criados por Mauricio de Sousa também fazem parte do cotidiano brasileiro, seja pelos quadrinhos, filmes, brinquedos, comidas, parques e várias outras formas de divulgação da marca.

O branding está em todo o lugar, muitas vezes próximo à arte e à cultura de um país.

Tem um touro vermelho no meu estádio!
Postou 23 novembro 2023

Tem um touro vermelho no meu estádio!

O valor da estética histórica em paralelo com o novo panorama de mercado do futebol. Ah, meu amigo, se tem uma coisa que o futebol adora é uma boa polêmica, e a compra do Bragantino pela Red Bull foi como um soco na boca do adversário no meio da área: inesperado e deixando todo mundo de...

LEIA MAIS
Não há tempo a perder – de Amyr Klink.
Postou 7 novembro 2023

Não há tempo a perder – de Amyr Klink.

“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a...

LEIA MAIS
Fique por dentro!
Receba nossas últimas novidades por email.
Fique por dentro!
Receba nossas últimas novidades por email.
Você está inscrito!
Obrigado.
Obrigado.
Você está inscrito!
Envie isso para um amigo