Pré-carregamento

A cultura participativa e o perpetuar do interesse

A cultura participativa e o perpetuar do interesse

Enquanto peça-chave, os consumidores exercem uma postura de ressignificação pavimentada por uma cultura onde consumir é apenas uma etapa do processo. Apaixonados e criativos, cabe a estes fãs vivenciar as possibilidades daquele objeto de afeto e interesse, seja ele uma série de TV, uma franquia de filmes ou um artista cujas vendas são um gráfico crescente de êxitos.

E se por anos, a ideia do fã tendia a referenciar uma predefinição pejorativa — em partes construída pela mídia, vale ressaltar — agora o que se percebe é a compreensão de que não há passividade ou manipulação que resista ao desejo de pertencer, participar ativamente e encontrar sua identidade de grupo baseada nos desejos em comum.

A cultura participativa e o perpetuar do interesse

Tudo isto e muito mais compõe “Invasores do Texto”, livro de Henry Jenkins que resgata conceitos e termos de suas outras obras de acadêmico-fã, porém, entregando perspectivas e exemplos ainda mais claros desta relação entre produção, consumo e distribuição.

Com cases que abordam desde o intenso fandom de Jornada nas Estrelas, até a mobilização desencadeada pelo fenômeno noventista Twin Peaks, o que se percebe é a compreensão gradual da indústria no que diz respeito àqueles que a movimentam. Porque afinal, ainda que o mundo venha se adaptando constantemente ao fã-produtor, que desdobra conteúdos sobre o que consome, também há a resistência em entender este fã enquanto propagador, capaz de exercer poder sobre a oferta e a demanda.

Para quem estuda práticas de consumo, lovemarks e a atuação do consumidor fidelizado, “Invasores do Texto” é uma das tantas obras essenciais que um profissional de comunicação deveria ler pelo menos uma vez na vida. De bônus, ela ainda nos convida a analisar a linha tênue entre adaptação criativa integrada às práticas de consumo e os direitos autorais por parte de quem comercializa o produto inicial.

INVASORES DO TEXTO: FÃS E CULTURA PARTICIPATIVA

Autor: Henry Jenkins
Edição brasileira: ‎Editora Marsupial; 1ª edição (2015)
Capa comum‏: ‎384 páginas

Imagem de capa deste artigo: Son of Alan/Folio Art

Vamos fazer um… Layout com Helvética?
Postou 23 julho 2024

Vamos fazer um… Layout com Helvética?

Antes de mais nada e a troco de nada, vou revelar a idade da minha mãe. Sim, lá atrás, em 1957, enquanto nascia minha mãe… nascia também aquela que viria ser a tipografia mais famosa do mundo (será?). Senhoras e senhores: Neue Haas Grotesk. Digo, Helvética. Helvética, na verdade,...

LEIA MAIS
Três segundos e o produto dos seus sonhos
Postou 25 junho 2024

Três segundos e o produto dos seus sonhos

Quem frequenta o TikTok já deve ter visto um vídeo ao menos de uma empresa chinesa vendendo todo tipo de bugiganga. Eles fazem parecer que um pequeno apartamento vira uma cápsula de nave espacial de 2340. E o melhor: ainda vem com historinha! @minigoods5 #minigoods #fyp #yiwuminigoods...

LEIA MAIS
Fique por dentro!
Receba nossas últimas novidades por email.
Fique por dentro!
Receba nossas últimas novidades por email.
Você está inscrito!
Obrigado.
Obrigado.
Você está inscrito!
Envie isso para um amigo