Saltar links

Logo é um símbolo, Branding é um mundo à parte

“Ah, vocês fazem logos, né?”

Pode parecer brincadeira, mas muitas pessoas realmente acreditam que a ideia de branding se limita apenas ao logotipo de uma marca.

Mas sabemos que o processo de branding vai muito além do simples logotipo, é como criar um mundo à parte, uma terra imaginária com uma vida própria.

Criação de um novo mundo

De certa forma, a criação do branding de uma marca é similar a criação de um livro, filme ou série de TV, em que são pensados os personagens, o mundo e as situações. Até mesmo o impacto da obra precisa ser imaginado.

Quando criamos a comunicação de uma marca, o passo mais importante é saber com quem estamos falando e, quando chegamos numa conclusão, o resto se torna mais fácil de decidir.

Temos que pensar nos personagens desse mundo, e é aí que criamos as personas — pessoas imaginárias que se encaixam no perfil de público-alvo.

O mundo é o conceito que criamos daquela campanha, o que ela representa e o qual essência ela passa.

As situações podem ser ocorrências hipotéticas em que criamos para nossas personas e como elas reagiriam. Costumamos fazer mockups para ilustrar essas possíveis situações.

Então, por que muitas pessoas ainda confundem branding com logo?

A questão do logo

O logotipo é o que símbolo que sintetiza todo o conceito, é a assinatura visual que a marca apresenta ao mundo.

Imagine as mais famosas, como Nike, McDonalds, Apple, Ferrari, entre outras.

Elas são impactantes, sim, mas esse não é o único fator.

O que faz uma marca ser realmente memorável não é (apenas) um logotipo bonito e memorável.

É aí que entra o branding.

O que é branding?

Como explicado anteriormente, é a criação inteira da marca, que conta com vários detalhes:

  • A estratégia por trás de cada decisão;
  • O posicionamento que dá voz e gera valor;
  • O storytelling que se conecta com as pessoas e impacta suas decisões.

Para não ficar apenas no texto, vamos conferir alguns exemplos visuais da diferença entre branding e logo.

Isso é um logo
Isso é branding
Isso é um logo
Isso é branding
Isso é um logo
Isso é branding
Isso é um logo
Isso é branding

Deixe um comentário

Receba as novidades do Panda
Mais
Arraste