Para uma nova era, antigos ídolos.
As divas mais icônicas da segunda geração do K-Pop, do girl group 2ne1, estão de volta com o tour Welcome Back, depois de mais de sete anos do aparente fim da banda. Afinal, o último single do grupo, ‘Goodbye’, vai ser cantado novamente pelas integrantes Minzy, CL, Dara e Bom.
Com o rápido fluxo do mercado do K-Pop, novos grupos são lançados diariamente, fazendo a volta de um grupo antigo parecer um tiro no escuro. As empresas contam com pessoas socialmente atrativas e que precisam dominar não apenas o seu papel vocal, como também títulos e comportamentos públicos. Entretanto, embora isso se aplique parcialmente às participantes da 2ne1, o fato de serem autênticas e terem uma amizade genuína é o suficiente para o Marketing que precisam.
O fenômeno das fanbases contribuiu fortemente para o sucesso do comeback. A divulgação tímida das redes sociais foi superada pela movimentação de fãs, que publicaram suas reações e experiências com o grupo. A utilização desse meio e de fan accounts são muito importantes para o Marketing desses eventos, contando que o retorno orgânico vale imensamente no momento de contabilizar os ganhos.
E mais, pessoas que nem mais tinham interesse no gênero voltaram a acompanhá-lo, apenas para apreciar as artistas.
É claro que nem só de amor vivem as empresas. Produtos licenciados são a maior fonte de renda para a maioria dos grupos, além de divulgações de marcas. Até mesmo um novo lightstick, marca dos fãs de K-Pop, foi desenvolvido para a volta das meninas – algo que todo o fã precisa ter no momento do show.
Crédito: YG SELECT
A experiência de reviver uma época de devoção às artistas é algo quase inédito nessa indústria. Poder estar acompanhando-as novamente, alimentando uma relação parassocial, transforma a nostalgia em um produto muito rentável.
Enfim, confira aqui uma das melhores músicas delas (e adicione à sua playlist):