Saltar links

Canais especializados em BBB: Como o Reality ajuda a criar conteúdo e engajamento digital

“Se querer é poder, tem que ir até o final
Se quiser vencer…”

O Big Brother Brasil é um dos programas de Reality Show mais comentados no Brasil. Tendo início em 2002 (único ano em que teve duas edições), o programa foi baseado no Big Brother original da Holanda, exibido em 1999.

O nome Big Brother foi inspirado pelo livro 1984, de George Orwell, que contava a história de um futuro distópico em que as pessoas eram observadas 24 horas por dia.

Diferente da sua inspiração Orwelliana, o Reality é um programa divertido em que várias pessoas ficam confinadas numa casa por alguns meses, de tempos em tempos acontece uma eliminação (Paredão) com votação pelo público, e o participante que ficar até o final se torna o vencedor, geralmente saindo com 1 milhão de reais ou mais.

Em seus 21 anos de exibição no Brasil, o BBB criou diversos bordões e memes na cultura brasileira. Mas em 2019, o formato já estava se estagnando, sendo que essa foi a edição que teve a menor audiência em sua história.

https://giphy.com/gifs/high-viajando-mundinhocix-HZY0VKBYHiMUdBs3oi

Com isso, em 2020, houve uma reformulação no estilo do programa, em que os participantes dessa vez foram uma mescla de anônimos e celebridades.

Esse formato obteve bastante sucesso, e ressuscitou o interesse do público pelo programa, inclusive, houve a maior votação de sua história 

No décimo Paredão da edição, foi constatada a maior votação da história do programa, na disputa entre os participantes Felipe Prior, Manu Gavassi e Mari Gonzalez, com 1,5 milhão de votos. 

Esse ocorrido chegou até a entrar para o Guinness World Records como “A maior quantidade de votos do público conseguidos por um programa de televisão”.

https://giphy.com/gifs/HachiSouthMan-omg-oh-my-god-manu-gavassi-U3tE0RgFjW3CKUrgmh

Com esse interesse renovado do público, vários canais e influencers da internet começaram a criar vários conteúdos exclusivos sobre o programa.

Perfis como @divadepressão, @NuncaTePediNada, @junogueira e Cortes do Casimito.

Tanto que no Brasil, o período de exibição do BBB costuma ser um dos momentos mais produtivos desses canais. 

https://giphy.com/gifs/case-casimiro-casemito-NCv3udz97e9e243Oon

Todos já se imaginaram na situação de estar no BBB, até pessoas que odeiam o programa, então certamente é algo que sempre vai chamar a atenção do público, e que possibilita a produção de muito conteúdo e engajamento.

Receba as novidades do Panda
Mais
Arraste