A guerra tarifária que está acontecendo entre os Estados Unidos e a China e o mundo está desestabilizando mercados, dando prejuízos para empresários e, à verdadeira moda Gen Z, gerando muito entretenimento.
Enquanto o governo estadunidense taxa cada vez mais os produtos chineses, chegando a mais de 200%, a represália sínica (relativa à China) veio não apenas por meio de taxação, mas também de uma forma diferente: vídeos no TikTok, RedNote e Instagram.
Vamos destrinchar essa ofensiva.
Se falei mal da China um dia, não lembro
Todos sabemos que, ao comprar um produto de marca, você não apenas está consumindo algo que afirma ter qualidade – você está consumindo exclusividade e status. Ao escolher uma bolsa da Louis Vuitton ao invés de uma feita artesanalmente por sua costureira local, você supõe que outras pessoas reconheçam essa marca, e que você se destaque por isso. É a transmissão de um estilo de vida.
A China, entretanto, veio para mostrar que, realmente, a única coisa que você está pagando é a marca. Um pequeno artifício de metal que é colocado num produto que, pasmem, é de fabricação chinesa.
Sim, os donos das fábricas que produzem todos os tipos de produtos, desde bolsas de marca até móveis – e os fornecedores – vieram a essas plataformas para mostrar para você que há uma forma de comprar o mesmo produto, só que por um preço absurdamente menor.
O discurso não para por aí: eles ainda afirmam que é injusto a forma como as marcas colocam uma margem altíssima em produtos que poderiam ser vendidos por muito menos.
E, claro, tudo isso acompanhado do site que você pode comprar diretamente deles, evitando taxas das marcas ou dos middlemen, que fazem a ponte entre o fornecedor e o comprador.
O que isso significa para nós?
Depende de onde você se enquadra na cadeia de processos.
Da perspectiva das redes sociais, esse é mais um fenômeno curioso que só é possível existir por meio delas. Não é uma trend ou algo assim – é uma guerra econômica por meio de vídeos curtos (tendo que considerar o spam de atenção do público). Se o seu cliente for a empresa que revende os produtos, é importante que demonstre o porquê de passar por ela, seja por causa de mais processos de finalização, controle de qualidade, etc.
Esse posicionamento de marca é o que vai determinar a venda, ou seja, se o cliente vai comprar um produto da China ou escolher o seu, que tem base nacional. Segurança na compra, serviço de atendimento ao cliente, navegabilidade do site – tudo isso importa.
E, se você tiver inspirado, que tal uma dancinha para o TikTok?
Não acredito que fui traída pelas minhas marcas favoritas 🤣🤣